Ilustre Eleito dos Quinze - Grau 10

Sublime Cavaleiro Eleito - Grau 11

Rito Escocês Antigo e Aceito - Séc. XIX

 

 

lustre Eleito dos Quinze - Avental branco debruado de preto, tendo, no meio, uma vista simbólica da cidade de Jerusalém com três portas e abeta debruada também de preto. Banda preta a tiracolo, da esquerda para a direita, com três cabeças pintadas ou desenhadas na parte da frente; do extremo inferior da banda pende a jóia, que é um punhal de ouro com cabo de prata. Segundo os rituais do século XX, a banda ostenta, além das três cabeças, nove rosetas vermelhas e doze lágrimas de prata.

Sublime Cavaleiro Eleito - Avental branco debruado de preto, com orla decorativa também a preto; no meio, uma algibeira tendo pintada ou bordada uma cruz vermelha; abeta debruada e orlada de preto. Banda preta, colocada a tiracolo, da esquerda para a direita, tendo bordada a prata a divisa "VICERE AUT MORI"; a jóia, pendente da extremidade inferior da banda é um punhal de ouro com lâmina de prata. Nos rituais do século XX permite-se a substituição da divisa por "três corações inflamados", bordados. 

 

 

Fonte: Figurinos Maçônicos Oitocentistas, um "guia" de 1841-42, apresentação, introdução e anotações de A. H. de Oliveira Marques, Lisboa, Editorial Estampa, 1983

 

Página Principal

Próxima Página

Abel Tolentino
Webmaster