JOSE RICARDO ROQUETTE

JOSE RICARDO ROQUETTE, Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Goiás no período de 1995 a 99, declara que a implantação da política social que desenvolveu em sua gestão, só se tornou possível pelo respaldo financeiro recebido da austera administração de Chafic Gabriel. Deu grande impulso às iniciativas na área social, voltadas para o maçom e para a comunidade. Todos os setores da administração foram agilizados, sob todos os aspectos, ocorrendo um desenvolvimento ímpar no crescimento do Grande Oriente do Estado de Goiás, em todas as áreas.

Filiação: José Roquette Franco e Suzana Rezende Roquette

Nascimento: 01/02/1939 - Uberlândia MG

Profissão: Advogado

Iniciado na Loja Maçônica "Estrela do Sudoeste" de São Simão GO em 23/09/1967, elevado em 13/12/1967, exaltado em 31/05/1968, instalado em 10/07/1971, loja em que exerceu os cargos de Secretário, Orador, Mestre de Cerimônias, 2º e 1º Vigilante, e Venerável por dois mandatos.

Em 1977 filiou-se à Loja Maçônica "Guimarães Natal" aonde exerceu os cargos de Secretário, Orador, 2º e 1º Vigilante, e Venerável por três mandatos.

Nomeado para o Ilustre Conselho Federal da Ordem 1993.

Membro Honorário das Lojas Maçônicas: "Caridade e Justiça de Porangatu", "A Sombra da Acácia", "João Guerra de Oliveira", "Luz e Liberdade", "Filhos da Justiça", "Capela Aparecidense".

Fundador das Lojas Maçônicas: "Voz da Liberdade", "Olímpio de Miranda", "Ordem e União", "João XXIII", "Fraternidade Sem Fronteiras", "Obreiros da Arca Real", "Pesquisas Maçônicas Brasil Central".

Irmão Roquette mostrando o antigo templo da Loja Maçônica Estrela do Sudoeste de São Simão GO, hoje submerso pelo canal de São Simão
Irmão Roquette mostrando o antigo templo da Loja Maçônica Estrela do Sudoeste
de São Simão GO, hoje submerso pelo canal de São Simão

Quando da gestão como Grão-Mestre do GOEG criou o Programa Bolsa de Estudos, a Farmácia Pelicano,  foi implantado um Plano de Saúde Maçônico. Na área cultural foi criado o Troféu Pelicano, o Concurso de Contos Professor Venerando de Freitas Borges e o Jornal Maçônico do GOEG "Voz do Oriente". Nesta época nasceu o Projeto Maçonaria Contra as Drogas.

Coordenador Nacional do Programa Nacional "Maçonaria Contra as Drogas" 1998.

Grande Secretário Geral do Interior e Relações Públicas 1999.

Garante de Amizade para com a Grande Loja da Geórgia EUA 2002.

Deputado Federal pela Loja "Estrela do Sudoeste" 2007.

Honrarias: Benemérito da Ordem 1995, Grande Benemérito 1997, Estrela da Distinção Maçônica 1999, Mérito Maçônico do GOEG 1999, Cruz da Perfeição Maçônica 2001, Comenda da Ordem do Mérito de D. Pedro I 2008.

Fonte: GOB, GOEG e Jornal "Liberdade e União" edição nº 174 de novembro/dezembro 2004.

 

Voltar ao início

 

Abel Tolentino
Webmaster