GRANDES VULTOS DA MAÇONARIA GOIANA

 

JAMIL ISSY

 

 

JAMIL ISSY Coordenador do Programa Maçonaria a Favor da Vida

Nascimento: 31/03/1929 em Vianópolis GO

Filiação: José Issy e Maria Antônio Issy

Profissão: Farmacêutico, Toxicologista e Professor

Falecimento: 15/11/2010 em Goiânia GO

 

Vida Publica

Do artigo "Jamil Issy é história" do irmão Euripedes Barbosa Nunes - Grão Mestre Honorário do Grande Oriente do Estado de Goiás, tiramos o seguinte texto:

Orador emérito e escritor, a sua obra “Drogas – Causas, efeitos e prevenção” em parceria com o professor Luís Augusto Perillo, atingiu a 5ª Edição, sempre aprofundando e atualizando o conteúdo, porém de uma forma pedagógica e de fácil leitura, sendo uma obra que pode ser adotada por qualquer estabelecimento de ensino.

Dr Jamil Issy representa para a nossa gente um exemplo de vida dedicada ao estudo e a pesquisa científica, pioneiro em Goiás, há 50 anos em movimentos de prevenção ao uso de drogas. Toxicologista, professor universitário, farmacêutico que exerceu diretoria geral da Faculdade de Farmácia da UFG e foi pró-reitor da mesma universidade, membro dos Conselhos Municipal e Estadual de Entorpecentes e de Farmácia.

Dr Jamil Issy contribuiu com os diversos setores da sociedade para um caminho seguro e livre das drogas. Especialmente guardamos nossa gratidão pela sua contribuição ao Programa de Atenção Integral à Saúde do Policial Militar – PAISPM coordenado pelo Serviço Social da Polícia Militar de Goiás.

Jamil Issy (1929/2010) natural de Vianópolis - Goiás, constituiu família com Stella Nasser, sobrinha do senador Alfredo Nasser, com quem viveu 53 anos, união que frutificou nos filhos Alfredo Nasser Issy, Marlise Nasser Issy, Marcelo Nasser Issy e Patrícia Nasser Issy, genros, noras, netos e bisnetos.

Jamil Issy, maçom, autor de vários livros, toxicologista, professor universitário na Faculdade de Farmácia e Pró-Reitor da UFG, palestrante em Goiás e no Brasil, homem de fé e fervoroso, enfrentou sete anos últimos de sua vida com muita bravura, submisso e humilde e resignado aos rigores de uma hemodiálise.

Este é Jamil Issy, encontrado integralmente nesta frase: "Há homens que são bons por natureza. Nascem assim pacíficos, bondosos. Há outros que se tornam bons por educação e formação. Aprendem a ser bons. Há no entanto outros que são biologicamente bons. A bondade está na essência da sua vida biológica. Esses, nem que queiram ser maus, não conseguem. Assim foi Jamil Issy. Transmitiu bondade através de sua obra e um exemplo de vida. Foi um verdadeiro mestre, conforme os preceitos maçônicos. "Jamil Issy. Um homem bom”.

 

Vida Maçônica:

O professor Jamil Issy foi iniciado na Loja Maçônica João XXIII 3192 de Goiânia GO em 12/12/1998. Elevado a companheiro em 10/10/2000, e exaltado ao grau de Mestre Maçom em 10/04/2001.

Em 12/06/1999 pelo decreto nº14/99 foi designado para compor o "Projeto Maçonaria Contra as Drogas".

Em 31/05/2003 pelo ato 0129/2003, foi concedido o diploma da Distinção Maçônica ao irmão Jamil Issy..

 

Homenagem ao farmacêutico e professor Jamil Issy

 

Voltar ao início

 

Abel Tolentino
Webmaster