Loja Maçônica Luz no Horizonte

 

AMEM

ASSOCIAÇÃO MAÇÔNICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM GOIÁS

  ASSOCIAÇÃO MAÇÔNICA DE ERRADICAÇÃO DA MENDICÂNCIA

 

O Irmão Manoel Ribeiro Sobrinho, membro da Loja Maçônica Alvorada Goiana nº 1.949 ao ler reportagem em jornal de Goiânia, sensibilizou-se com a situação de miséria e sofrimento de mais de 60 famílias que se encontravam aguardando caminhões de coleta de lixo para que pudessem garimpar sobras de alimentos. No dia 18 de dezembro de 1978 propôs aos membros de sua Loja a criação de uma entidade filantrópica, que aglutinasse toda a Maçonaria Goiana, de forma a contribuir com o Poder Público, para amenizar a situação das pessoas que viviam na cidade mendigando alimentos, ideia que foi amplamente aceita pelos presentes.

Nomeada uma comissão encabeçada pelo proponente, este passou a visitar as Lojas Maçônicas existentes no Estado de Goiás, de ambas as potências: Grande Loja e do Grande Oriente do Estado de Goiás, concitando a todos se unirem para consecução daquele objetivo. No histórico I Encontro de Lojas do Grande Oriente do Estado de Goiás, dia 24 de outubro de 1979, contando com a presença de maçons ilustres, como Osires Teixeira (Grão Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil), Urias de Oliveira Filho (Sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja do Estado de Goiás), Eurípedes Barsanulfo Junqueira (Grão Mestre do GOEG), Índio do Brasil Artiaga Lima (maçom e Prefeito Municipal de Goiânia) e outras autoridade maçônicas que exerciam funções na política local, foi lançada a ideia para a fundação da Associação Maçônica de Erradicação da Mendicância, que veio a ser concretizada em 21 de abril de 1980.

O objetivo era, dentre outros: 1. suprir do necessário para a vida os verdadeiros indigentes, domiciliados em Goiânia e assim, elimina a causa de mendicância na rua; 2. Socorrer pobres, mesmo não fichados como indigentes, em caso de necessidade eventual ou urgente; 3. Socorrer por tempo limitado, pessoas válidas e necessitadas, inclusive na sua reabilitação moral, física e espiritual, agenciar para elas, colocação ou emprego honesto compatível com suas aptidões. Em 30 de maio do corrente ano, objetivando adequar os estatutos da entidade à nova legislação referente a assistência social, foi aprovada a modificação do nome da entidade que passou a ser denominada ASSOCIAÇÃO MAÇONICA DE ASSISTENCIA SOCIAL EM GOIÁS.

O objetivo principal da AMEMGO, hoje, é a manutenção de um albergue onde se recebe pessoas carentes que vem a Goiânia em busca de tratamento médico e não tem onde ficar, recebendo da instituição, alojamento, três refeições diárias e transportes entre a instituição e o local onde receberá a assistência médica. Também, o fornecimento de refeições aos pedintes que vão até a sua sede em busca o almoço ou da janta. Dando continuidade a um sentimento humanitário e sobretudo fraterno, um grupo de homens de diferentes classes sociais, crenças religiosas e opiniões políticas, continuam no firme propósito de colaborar com os poderes públicos do Estado de Goiás na construção de uma sociedade mais justa e humana, conduzindo com amor e dedicação os destinos da AMEM – Associação Maçônica de Erradicação da Mendicância. Imbuídos deste sentimento e fortalecidos pela união, seus dirigentes têm esperanças de que com amor a Deus, à Pátria e à Família, e, dentro do princípio da razão e da justiça, poderão ampliar cada vez mais o seu campo de atuação na nobre missão de acolher os menos favorecidos pela sorte, dando-lhes conforto e minimizando sofrimentos.

Atualmente suas atividades são desenvolvidas em sua sede, por cessão de uso, concedida por Lei Municipal, localizada na Av. Contorno, nº 1.975 – Setor Norte Ferroviário, Goiânia-GO. CEP: 74.063-350, Fones: (62)3213-3785 – (62)3201-9703.

Para maiores informações a respeito da AMEM, visite o site: www.amem-go.org.br

A

Voltar ao início

Abel Tolentino
Loja Maçônica Luz no Horizonte 2038
Goiânia - GO - Brasil

Atualização 26/06/2016