LOJA MAÇÔNICA AMPARO DOS DESVALIDOS 0400

Data da Fundação: 13/01/1881
Carta Constitutiva:
 18/01/1883
Endereço: Largo dos Passos - Praça Pedro Chaves
Bairro: Centro
Cidade: Formosa
Rito: ESCOCÊS

Loja fundada pelo Grande Oriente Unido, em 18/01/1883 foi incorporada ao Grande Oriente do Brasil aonde recebeu o cadastro nº 400, e abatendo colunas antes 1895.

Fonte: Livro Cadastro Geral das Lojas Maçônicas do Brasil (Ativas, Abatidas e Inativas), Paquetá RJ - 1975, pag. 48. Kurt Prober

Leia mais: Loja Maçônica Doa Imóvel a Ordem Religiosa

HISTÓRIA DA CIDADE

Os primeiros registros históricos de Formosa remontam da terceira década do século XVIII, quando Goiás ainda pertencia à Capitania de São Paulo, conforme inscrições encontradas nas grutas da Fazenda Araras, que falam da chegada dos primeiros colonizadores. Nas proximidades da Lagoa Feia, os boiadeiros e garimpeiros que faziam o trajeto entre a Bahia e Minas Gerais, rumo às minas dos Guaiazes, escolheram o local de suas paradas para descanso. Ali levantaram as primeiras choupanas, cobertas e cercadas com couro de boi, dando origem ao primeiro nome da localidade: Arraial dos Couros.

Nessa época, para evitar prejuízos na extração do ouro e no comércio aos bovinos, foram instalados dois registros para cobranças de tributos, um na parte setentrional da Lagoa Feia e outro a 90 quilômetros do Arraial, local conhecido como Arrependidos.

Assim, ficou estabelecida a comunicação de sertão com os canais da Bahia e Minas Gerais, registrando-se, ainda, a passagem pela região dos bandeirantes Urbano do Couto e Antônio Bueno de Azevedo.

A salubridade do clima e a oportunidade de bons negócios atraíram garimpeiros e fazendeiros de outras regiões, que passaram a se dedicar à formação de fazendas e ao comércio de couros. Em 1823, o arraial foi elevado a julgado e já se firmava como centro comercial.

Em 1838, foi elevado à categoria de freguesia e, posteriormente, em 1843, diante das suas belezas naturais e buscando homenagear a imperatriz D. Teresa Cristina, foi elevado à categoria de vila, recebendo o nome de Vila Formosa da Imperatriz. Em 1877, passou à categoria de cidade, com o nome de Formosa da Imperatriz e, finalmente, consolidou-se com o nome de Formosa. O dia 1º de agosto de 1843 ficou sendo data oficial do município.

Fonte site da internet: férias.tur.br

 

Abel Tolentino
WebMaster