LOJA MAÇÔNICA ORDEM E PROGRESSO 1196

Nome: ORDEM E PROGRESSO Nº 1196
Data da Fundação: 10/01/1946
Endereço: Alameda 526 Setor Central Cidade: Goiânia - GO  Cep: 74030-020
Sessão: Quartas-Feira Rito: Escocês


Estandarte da Loja Maçônica Ordem e Progresso 1196

 

História de fundação da Loja Maçônica Ordem e Progresso

Em meados de 10 de fevereiro de 1946, irmãos cheios de entusiasmo, coragem, ideal e bravura, houveram por bem reunirem-se na residência do Irmão Maximiliano de Sousa Dias, às 09:00 horas, com o fim nobre de fundarem uma loja Maçônica. Assim o fizeram sob a presidência do Irmão Santino Lyra Gomes Pedrosa, tendo como secretário o Irmão Alexandre Gabriel.

O Nome Ordem e Progresso II dado a nossa Oficina foi sugerido pelo Irmão João Pedatela, e que nos deixou saudades e reconhecimentos imensuráveis.  O Rito adotado para os trabalhos da recém fundada Loja Maçônica foi o “Frances ou Moderno” e as sessões realizadas às quartas-feiras no templo da Loja Maçônica Liberdade e União 1158, de quem nossa oficina é filha primogênita.

A regularização da Loja Maçônica Ordem e Progresso II deu-se em 11 de junho de 1946, também no Templo da Loja Liberdade e União 1158, sob os olhares contemplativos da Comissão Regularizadora, presidida pelo saudoso Irmão Santino Lyra Gomes Pedrosa e composta pelos seguintes Irmãos: João de Paula Teixeira Filho, Jose de Araújo, Sebastião Osias da Costa e com a representação das seguintes lojas: Acácia Brasiliense 1183 de Goiânia, Liberdade e Justiça de Anápolis, Vigilância e Fraternidade de Inhumas, Vitória da Razão, Paz e Amor III, Paz e Amor IV, União e Concórdia de Caldas Novas, Estrela Rioverdense de Rio Verde e Liberdade e União 1158 do Oriente de Goiânia.

De mais ou menos duas centenas de atas que compõem parte do acervo da Loja Ordem e Progresso II, algumas constatações, entre outras, citamos:

1)- O Poderoso Irmão Professor Gomes Filho foi o principal idealizador das chamadas Semanas Maçônicas, destinadas aos conclaves das duas Potências Maçônicas do Estado de Goiás, Grande Oriente do Estado de Goiás e Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás.

2)- O poderoso Irmão Ezequiel Fernandes Dantas, ex-Venerável da Loja Ordem e Progresso II foi o fundador e Batalhador incansável na instituição de uma Previdência Social destinada ao amparo das famílias necessitadas dos Maçons, com uma arrecadação mensal só usada depois de 02 anos de contribuição. Iniciativa esta que mais tarde resultou na criação do PEMEG.

Fonte: http://loja1196.jimdo.com/ (inativo)

 

Fachada do Templo da Loja Maçônica Ordem e Progresso 1196
Fachada do Templo da Loja Maçônica Ordem e Progresso 1196

 

Abel Tolentino
WebMaster

Atualização 08/02/2024

O que é a maçonaria - Histórico da Loja - Eventos - Fotos - Fraternidade Feminina - Rito Brasileiro - Peças de Arquitetura - Avental - Brasão - Assembleia
Monumentos - Músicas - Vídeos - Goiás Maçônico - Títulos e Condecorações - Relação de Lojas do GOB-GO - Histórico do GOB-GO - Rosacruz