LOJA MAÇÔNICA UNIÃO DE CANAÃ 2010

Nome: UNIÃO DE CANAÃ Nº 2010
Data da Fundação: 10/06/1978
Endereço:  Rua Armogaste José da Silveira, 250 - St. Centro Oeste Goiânia - GO Cep: 74.560-900
Sessão: SEGUNDA Rito: ESCOCÊS


Estandarte da Loja Maçônica União de Canaã 2010

RESUMO HISTÓRICO DA AUGUSTA, RESPEITÁVEL E BENEMÉRITA

LOJA SIMBÓLICA UNIÃO DE CANAÃ N. 2010

Oriente de Goiânia, 28 de março de 2011

Sob a égide do amor, da liberdade, da igualdade e da fraternidade, no dia 10 de junho de 1978 foi fundada nossa Loja União de Canaã. Na referida data ocorreu sua primeira reunião, na sala n. 06, do Edifício Camargo, situado à Av. Anhanguera, n. 6.054, Bairro de Campinas, nesta Capital.

Esta primeira reunião, histórica e indelével, foi presidida pelo Irmão Jesus Alves Magalhães (Primeiro Venerável Mestre da Loja), tendo como secretário o Irmão Antenor César Lima.

O nome da Loja, UNIÃO DE CANAÃ, foi uma sugestão do Irmão Jerôniomo Alves dos Passos, um dos fundadores, hoje no Oriente Eterno. Alguns Irmãos moravam na VILA UNIÃO e outros na VILA CANAÃ, surgindo, daí, a bela e correta combinação de UNIÃO DE CANAÃ que também lembra a passagem bíblica sobre a Terra Prometida.

Na memorável data de 10 de junho de 1978, a primeira Diretoria da Loja ficou assim constituída:

Venerável Mestre: JESUS ALVES MAGALHÃES;

1º Vigilante: JERÔNIMO ALVES DOS PASSOS;

2º Vigilante: SEJAMES EVANGELISTA DE ARAÚJO;

Orador: CARLITO MENDES DE OLIVEIRA;

Secretário: BENEDITO ELTON

Tesoureiro; DILSON RIBEIRO.

Naquela mesma data, 10 de junho de 1978, assinaram o livro de ata, portanto também são fundadores, os seguintes Irmãos: ANÉZIO ANTONIO DA SILVA, DARCI NIRCÉSIO ARANTES, VICENTE GOMES DE BRITO, MOACYR SILVA, LEVY LOPES TRINDADE, TEMÍSTOCLES GRANJA FALCÃO e INÁCIO FERREIRA DE BRITO.

Posteriormente a UNIÃO DE CANAÃ passou a funcionar no prédio da Loja ACÁCIA BRASILIENSE, depois na sede da Loja Asilo da Acácia, logo após na sede da Loja ORDEM E PROGRESSO e, finalmente, no Palácio Maçônico, onde está até hoje, com sessões às segundas-feiras, no horário das 20,00 horas.

Nossa Loja, até a presente data, março de 2011, teve 14 Veneráveis Mestres na seguinte ordem: Jesus Alves Magalhães; José Quinha de Souza; Francisco Quirino de Morais; José Antonio da Silva Capoeira;Juscelino de Araújo Pimpim; Ozimar Cândido de Souza; Manoel José da Silva; Barsanulfo Reis da Silva; Sílvio Brasil Rezende; Antonio Domingos Braga; Paulo Gomes de Menezes; João dos Santos Sena; Orlando Luiz de Oliveira Cruz e Joaquim Carlos Rocha.

Todas as gestões acima epigrafadas procuraram fazer o melhor para a Loja. A administração de hoje é a continuação das anteriores. Ninguém faz nada sozinho, somente com a ajuda de Deus e a colaboração de todos os irmãos. São trinta e dois anos de luta, trabalho e dedicação. A Loja possui jazigos no Cemitério Jardim das Palmeiras e uma chácara destinada ao lazer e confraternização dos Irmãos. Colaboramos com algumas instituições de caridade, promovemos, todos os anos, a campanha do cobertor e, dentro do possível, doamos cestas de alimentos às pessoas necessitadas. Aqui sempre procuramos, sob a proteção do Grande Arquiteto do Universo, levantar templos à virtude e cavar masmorras ao vício, objetivando o bem estar da família, da pátria e da humanidade, tendo sempre em mente que não há vitória sem luta e nem sucesso sem trabalho.

Pesquisa e redação sob a responsabilidade do Irmão Barsanulfo Reis da Silva

 


Palácio Maçônico do Grande Oriente do Brasil - Goiás

 

Abel Tolentino
WebMaster

Atualização 27/06/2023

O que é a maçonaria - Histórico da Loja - Eventos - Fotos - Fraternidade Feminina -  Rito Brasileiro - Peças de Arquitetura - Avental - Brasão
Monumentos - Músicas - Vídeos - Goiás Maçônico - Títulos e Condecorações - AssembleiaRelação de Lojas do GOB-GO - Histórico do GOB-GO