LOJA MAÇÔNICA LUZ, AMOR E VIDA 2079

Nome: LUZ,AMOR E VIDA Nº 2079
Data da Fundação: 18/01/1980
Endereço: ARMOGASTE JOSÉ DA SILVEIRA Bairro: ST. MARECHAL RONDON
Cidade: GOIÂNIA - GO  Cep: 74.560-900
Sessão: QUARTA Rito: BRASILEIRO


Timbre da Loja Maçônica Luz Amor e Vida 2079

SÍNTESE HISTÓRICA DA LOJA MAÇÔNICA LUZ AMOR E VIDA Nº 2079

 

O Supremo Arquiteto do Universo, em sua infinita sabedoria, dotou o ser humano de inteligência que o diferencia dos demais seres da criação, sendo o homem portador deste atributo, o faz necessariamente, um ser estritamente social, sentindo a necessidade de viver em grupos ou em sociedade.

Desta convivência em grupos, ou sociedade, surge à indigência de determinados indivíduos, que os tornam carentes e necessitados uns em ajudar e outros em serem ajudados.

Alem de ser pensante e inteligente, o homem possui um espírito eterno, sujeito à evolução dentro das leis da criação.

A maçonaria faz parte destes grupos ou sociedade de indivíduos que imbuídos do firme propósito de levar o socorro e ajuda a seu semelhante, e ainda, o burilamento do seu próprio espírito rumo a perfeição, se organizam e criam-se Lojas e oficinas.

Não foi diferente com a LOJA LUZ AMOR E VIDA. Numa reunião na residência do Irmão IVASE CIQUEKAZU, mais conhecido como Senhor PEDRO JAPONÊS, com as presenças dos Maçons VICENTE DIAS RIBEIRO e JULIO FAUSTO DE FARIA, os três, então membros efetivos da Loja Maçônica ACÁCIA BRASILIENSE, receberam como uma luz (vinda logicamente do Supremo Arquiteto do Universo), no sentido de que trabalhassem para a criação de uma Loja Maçônica, onde, juntamente com seus familiares, promovesse ajuda aos necessitados e a pátria, e que, acima de tudo, utilizasse os meios legais, e ao alcance de cada um, no combate ao que acreditasse ser o terror da humanidade o “VÍCIO”.

As reuniões continuaram acontecendo, e nas duas quartas feiras seguintes, além dos IIr.: já mencionados, DEUS, vendo suas necessidades tocou, da mesma forma, os corações sensíveis ao bem dos Irmãos, RESPECIO SPERANDIO, IVO SASSE, ANDRELINO INOCENTE TELES (BISSA), IZAIAS MOREIRA CEZAR e SEBASTIÃO AUGUSTO DA SILVA, este ultimo já no oriente eterno.

De setembro de 1979 a Janeiro de 1980, as reuniões continuaram, mas o Grande Arquiteto do Universo que a tudo preside, vendo o empenho daqueles homens livres e de bons costumes, empenhados na melhoria do seu “EU” interior, carreou para junto deles, mais oito Irmãos: LOURIVAL BORGES DO NASCIMENTO, EURIPEDES BARBOSA NUNES, DAVID DE OLIVEIRA FILHO, RUGLES BARBOSA, OZIAS PIMENTA CARNEIRO, WALTRUDES CUNHA, ORLANDINO DIVINO DA SILVA, e NILSON KUHN.

Começaram então, os preparativos e a luta dos operosos irmãos, para concretizar e tornar realidade a fundação da Loja. Não faltaram obstáculos e dificuldades, portas fechadas na longa e lenta caminhada destes trabalhadores do bem, que mesmo assim, não desanimaram.

No dia 18 de janeiro de 1980, às 20:00 horas, quis o Supremo Arquiteto do Universo, que os sonhos daqueles trabalhadores somados aos pensamentos positivos de seus familiares, tornasse realidade. Assim constitui-se a primeira diretoria da loja, tendo como Venerável, o Ir.: IVACE CIQUEKAZU (Pedro Japonês), Primeiro Vigilante, IVO SASSE, Segundo Vigilante, IZAIAS MOREIRA CÉSAR, Orador, EURIPEDES BARBOSA NUNES, Secretário, DAVID DE OLIVEIRA FILHO, Tesoureiro, JULIO FAUSTO DE FARIA, Chanceler, VICENTE DIAS RIBEIRO, os IIr.: WAGNER TOMAS DE ANDRADE, RUGLES BARBOSA SEBASTIÃO AUGUSTO DA SILVA, NILSON KUHN, LOURIVAL BORGES DO NASCIMENTO, ANDRELINO INOCENTE TELES, JOAQUIM ALVES DE MELO, ORLANDINO DIVINO DA SILVA, WALTRUDES CUNHA, AUGUSTO DIAS COUTINHO,  e como visitantes os Irmãos TEVES FERREIRA LEMOS (das Grandes Lojas do Estado de Goiás) e BERTOLINO MARTINS ARAÚJO (do GOEB), com a fundação da Loja Maçônica sob o Título Distintivo  “LUZ AMOR E VIDA” Nº 2079, com sessões as quartas feiras, adotando o Rito Brasileiro, que simbolicamente tem mais afinidade com a nossa Pátria.

NOME E DENOMINAÇÃO DA LOJA

O nome da Loja “LUZ AMOR E VIDA “ foi sugestão do Ir.: Julio Fausto de Faria com aceitação total, assim justificado:

AS TRÊS PRIMEIRAS ATITUDES TOMADAS PELO SUPREMO ARQUITETO DO UNIVERSO, quando criou tudo o que existe, foram:

A LUZ – FAÇA-SE A LUZ, E A LUZ FOI FEITA.  Disse no início o Supremo Arquiteto do Universo.

O AMOR – Após ter criado todas as coisas, Deus gostou do que havia feito e as amou, surgindo, assim, o AMOR.

A VIDA – O amor do Supremo Arquiteto do Universo pelas coisas que havia criado surgiu a VIDA.

Aprovado o nome da nova Loja, o Ir.: JULIO foi encarregado de elaborar os desenhos do Estandarte e do Sinete da Loja recém criada, com suas respectivas cores, onde obteve valiosa colaboração da sobrinha ICIA (IÇAKO IWAMOTO) filha do Ir.: IVASE, aprovados posteriormente.

O ESTATUTO

Foi criada uma comissão composta pelos respeitáveis Iir.:, LOURIVAL BORGES DO NASCIMENTO, EURÍPEDES BARBOSA NUNES, DAVID DE OLIVEIRA FILHO, NILSON KUHN e RUGLES BARBOSA, incumbidos de elaborar o Estatuto, sendo aprovado em Loja, na seção de 29 de junho de 1981, e pelo Ilustre Conselho Estadual no dia 24 de setembro de 1981, e também aprovado pelo Grande Oriente do Estado de Goiás em 29 de setembro de 1981, através do Decreto 660/81, e publicado no Diário Oficial do Estado de Goiás sob o n.º 14.287, em 13 de julho de 1983  Arquivado o Estatuto Original no Cartório de Títulos e Documentos no Livro A-4, n.º 479, no dia 25 de outubro de 1.983.

REGULARIZAÇÃO PROVISÓRIA

Com a lavratura da Ata de Fundação, deram inicio a regularização provisória junto ao Grande Oriente do Estado de Goiás, ocorrido a 14 de julho de 1980, através do Decreto 597/80, regularização e filiação definitiva junto ao Grande Oriente do Brasil através do Decreto n.º 090/80, de 27 de novembro de 1980, a Carta Constitutiva expedida à 11 de dezembro do mesmo ano, assinada pelo então Soberano Grão Mestre Geral da Ordem O Ir.: OSIRES TEIXEIRA.

INSCRIÇÃO NO PEMEG

No dia 5 de setembro de 1980, através da prancha n.º 137-79/81 o Pecúlio Maçônico do Estado de Goiás vinculou a Loja ao PEMEG ficando então Registrada com a matrícula n.º 137.

CONSTITUIÇÃO DEFINITIVA

Após as devidas autorizações o Grande Oriente do Estado de Goiás baixou Decreto n.º 634 de 16.03.81, nomeando uma comissão para CONSTITUIÇÃO definitiva da Loja Maçônica LUZ AMOR E VIDA, n.º 2079, conforme CARTA CONSTITUTIVA.

No dia 18 de Abril de 1981, a Comissão de regularização e instalação formada pelos Ir.: LOURIVAL BORGES DO NASCIMENTO (Presidente) BENIDO ALBUQUERQUE (1º Vigilante), AMÉRICO ANTUNES (2º Vigilante), WALTRUDES CUNHA (Orador), ABSAÍ GOMES BRITO (Secretário), ROBERTO MAURÍCIO DA COSTA (Chanceler) e JOSÉ RICARDO ROQUETE ( mestre de cerimônia) fizeram a regularização e Instalação da Loja MAÇÔNICA LUZ AMOR E VIDA n.º 2079, conforme ritualística e decretos maçônicos,  e firmado o compromisso de todos com a Loja e ao Grande Oriente do Brasil e do Estado de Goiás, fazendo-se o juramento sobre o LIVRO DA LEI:

CONSTRUÇÃO DO TEMPLO

No dia 28 de agosto de 1981, a LOJA LUZ AMOR E VIDA, representada pelo seu Venerável Mestre o poderoso Ir.: IVASE CIQUEKAZU, juntamente com os Veneráveis das Co-irmãs do RITO BRASILEIRO, as Lojas MINERVA IV, GUIMARÃES NATAL e LUZ NO HORIZONTE, assinaram contrato com o Grande Oriente do Estado de Goiás sobre a participação na construção do templo próprio, onde pudesse funcionar as Lojas do Rito Brasileiro. Cada Ir.: das Lojas contribuíram com o montante de C$ 17.700,00, divididos em 20 parcelas de CR$ 885,00.

No dia 24 de novembro de 1983 foi requerido ao Ministério da Fazenda, através do Ir.: NELSON DAMÁSIO DA SILVA, o CGC, com o n.º 00.299.370/0001-71, encerrando-se assim a parte documental de fundação da Loja.

AS PRIMEIRAS SESSÕES

A partir da primeira quarta feira do mês de setembro de 1981, a Loja passou a realizar suas sessões em seu templo, localizado no subsolo do Palácio Maçônico do Grande Oriente do Estado de Goiás.

No dia 16 de janeiro de 1981, foi realizada a primeira sessão de mestre da Loja, quando foi concedido o quite-placet,  ex-ofício, ao Ir.: ORLANDINO DIVINO DA SILVA.

No dia 08 de agosto de 1981, foi realizada a primeira filiação, sendo recebido membro da Loja o Ir.: NELSON DAMÁSIO DA SILVA, iniciado na Loja AMOR E LUZ IV, do Oriente de Pires do Rio.

No dia 14 de outubro do mesmo ano, foi regularizado o Ir.: FAUSTO JOSÉ PASAGLIA, vindo da Loja Acácia Brasiliense, do Oriente de Goiânia.

No dia 12 de março de 1983, (Sábado), às 19:30 horas, foi realizada a Primeira SESSÃO MAGNA DE INICIAÇÃO, sendo admitido os profanos GERALDO FERREIRA GUIMARÃES, WANDERLEY FERNANDES, WILTON PEREIRA DIAS, FRANCISCO LUIZ AMELOT IGLESIAS e ANTONIO LUIZ DE OLIVEIRA, este ultimo AINDA ATIVO NA LOJA.

Nos dias 04 e 08 de maio de 1983, foram realizadas as primeiras sessões de elevação e exaltação dos Ir.: iniciados no dia 12 de março de 1983.

AS DIRETORIAS

A Primeira diretoria, que se repetiu em dois biênios: 1980/81 e 1981/83, foi composta pelos irmãos: Venerável; IVASE CIQUEKAZU, 1º Vigilante; SEBASTIÃO AUGUSTO DA SILVA, 2º Vigilante; IZAIAS MOREIRA CEZAR, Orador; EURIPEDES BARBOSA NUNES, Secretário; DAVID DE OLIVEIRA FILHO, Tesoureiro; JULIO FAUSTO DE FARIA, Chanceler; VICENTE DIAS RIBEIRO.

Daí em diante, tivemos nos biênio: 1983/1985 - Venerável; RUGLES BARBOSA, 1º Vigilante; IVASE SIQUEKAZU, 2º Vigilante; NILSON KUHN, Orador; SEBASTIÃO AUGUSTO DA SILVA, Secretário; NELSON DAMASIO DA SILVA, Tesoureiro; JULIO FAUSTO DE FARIA, Chanceler; GERALDO FERREIRA GUIMARÃES.

No biênio: 1985/87 -Venerável; JULIO FAUSTO DE FARIA, 1º Vigilante; NILSON KUHN, 2º Vigilante; GERALDO FERREIRA GUIMARÃES, Orador; SEBASTIÃO AUGUSTO DA SILVA, Secretário; MANOEL VALDECI MACHADO ELIAS, Tesoureiro; APRIGIO CORREIA LIMA, Chanceler; DORINEL CORREIA NETO.

No biênio: 1987/89 - Venerável; IVACE CIQUEKAZU, 1º Vigilante; SEBASTIÃO AUGUSTO DA SILVA, 2º Vigilante; ANTONIO LUIZ DE OLIVEIRA, Orador; JULIO FAUSTO DE FARIA, Secretário; AIDALVO BITENCOURT MAGALHÃES, Tesoureiro; APRIGIO CORREIA NETO, Chanceler; GERALDO FERREIRA GUIMARÃES.

No biênio: 1989/91 - Venerável; MANOEL VALDECI MACHADO ELIAS, 1º Vigilante; SEBASTIÃO AUGUSTO DA SILVA, 2º Vigilante; ANTONIO GOMES DE LIMA, Orador; DEBARAIL BERNARDES MENDES, Secretário; URUBATÃO SILVÉRIO DE FARIA, Tesoureiro; IRON RANULFO LOBO, Chanceler; GERALDO FERREIRA GUIMARÃES.

No biênio: 1991/93 - Venerável; DEBRAIL BERNARDES MENDES, 1º Vigilante; ANTONIO GOMES LIMA, 2º Vigilante; AIDALVO BITENCOURT MAGALHÃES, Orador; TOCHIO IWACE, Secretário; URUBATÃO SILVÉRIO DE FARIA, Tesoureiro; NELSON DAMASIO DA SILVA, Chanceler; ISMAEL FELIX DE ABREU.

No biênio: 1993/95 - Venerável; AIDALVO BITENCOURT MAGALHÃES, 1º Vigilante; ANTONIO GOMES LIMA, 2º Vigilante; IRON RANULFO LOBO, Orador; TOCHIO IWACE, Secretário; DEBRAIL BERNARDES MENDES, Tesoureiro; NELSON DAMASIO DA SILVA, Chanceler; DORINEL CORREIA LIMA.

No biênio: 1995/97 - Venerável; TOCHIO IWACE, 1º Vigilante; GERCINO DE SOUZA FILHO, 2º Vigilante; AILTON BENTO DA SILVA, Orador; IVACE CIQUEKAZU, Secretário; ANTONIO VIGARIO FILHO, Tesoureiro; DORMAN AUGUSTO FLEURY FILHO, Chanceler; ANTONIO LUIZ DE OLIVEIRA.

Nesse Biênio, o Ir. Tochió Iwasse, assumiu o cargo de Grande Secretário Estadual Adjunto de Orientação Ritualística para o Rito Brasileiro do Grande Oriente do Estado de Goiás, sendo substituído pelo Irmão Gercino de Souza Filho.

No biênio: 1997/99 - Venerável; ANTONIO LUIZ DE OLIVEIRA, 1º Vigilante; WOLNEY CARDOSO DA SILVA, 2º Vigilante; ANTONIO VIGÁRIO FILHO, Orador; AILTON BENTO DA SILVA, Secretário; URUBATÃO SILVÉRIO DE FARIA, Tesoureiro; DORMAN AUGUSTO FLEURY FILHO, Chanceler; CARLOS AUGUSTO JORGE.

No biênio: 1999/01 - Venerável; WOLNEY CARDOSO DA SILVA, 1º Vigilante; AILTON BENTO DASILVA, 2º Vigilante; CARLOS AUGUSTO JORGE, Orador; ANTONIO VIGARIO FILHO, Secretário; DEBRAIL BERNARDES MENDES, Tesoureiro; NELSON DAMASIO DA SILVA, Chanceler; GUIDOMAR VALENTE CHAVES.

 No biênio: 2001/03 - Venerável; AILTON BENTO DA SILVA, 1º Vigilante; CARLOS AUGUSTO JORGE, 2º Vigilante; PAULO BUTKEWITSCH, Orador; GUIDOMAR VALENTE CHAVES, Secretário; JOSE RIBAMAR DE SOUSA, Tesoureiro; IRON RANULFO LOBO, Chanceler; APRIGIO CIRREIA NETO.


Foto por ocasião dos 25 anos de fundação da Loja Luz Amor e Vida
ao centro Irmão Oclécio Pereira de Freitas - Grão Mestre Estadual
a esquerda Irmão Carlos Augusto Jorge - Venerável da Loja 2003/05
a direita Irmão Ocrair da Costa Ribeiro - Delegado do Rito Brasileiro

No biênio: 2003/05 - Venerável; CARLOS AUGUSTO JORGE, 1º Vigilante; PAULO BUTKEWITSCH, 2º Vigilante; GUIDOMAR VALENTE CHAVES, Orador; AGENOR SABINO NEVES, Secretário; GILBERTO LUIZ DA SILVA, Tesoureiro; MAURÍLIO RODRIGUES DOS SANTOS, Chanceler; JOSE RIBAMAR DE SOUSA – Nesse biênio o Secretário Eleito DEBRAIL teve que se afastar em virtude de assumir cargo incompatível no GOEB – Secretário da Guarda dos Selos, sendo substituído pelo Ir.: GILBERTO, recém exaltado a Mestre Maçom.

No atual biênio: 2005/07 - Venerável; TOCHIO IWACE, 1º Vigilante; AGENOR SABINO NEVES, 2º Vigilante; GUIDOMAR VALENTE CHAVES Orador; CARLOS AUGUSTO JORGE, Secretário; GILBERTO LUIZ DA SILVA,, Tesoureiro; MAURÍLIO RODRIGUES DOS SANTOS, Chanceler; VALCLÍCIO MESQUITA DOS SANTOS.


A esquerda Irmão Euwaldo Vaz - Presidente da Assembléia Maçônica
Legislativa do GOEG - e membro da Loja Minerva - Rito Brasileiro
Ao centro Irmão Oclécio Pereira de Freitas - Grão Mestre Estadual
do GOEG -  e membro da Loja Minerva - Rito Brasileiro
A direita Irmão Tochió Iwasse - Venerável da Loja Luz Amor e Vida

Hoje, com 50 obreiros, os irmãos sentem-se orgulhosos e felizes, por saberem que a tranqüilidade reinante em seus trabalhos teve a colaboração e o empenho de tão valorosos e dedicados IIr.: que, se não fossem sensíveis ao bem, homens livres e de bons costumes, e que levantaram templos às virtudes e cavaram masmorras aos vícios, não teriam sido tocados pelo Supremo Arquiteto do Universo para empreender esta grande obra, que ficara para sempre registrada na história da Maçonaria Goiana, com a fundação desta AUGUSTA E RESPEITÁVEL LOJA SIMBÓLICA LUZ AMOR E VIDA.Nº 2079.

Que a LUZ ilumine sempre os trabalhos desta oficina e os seus obreiros nas decisões que venham a tomar;

Que o AMOR possa reinar sempre nos atos e atitudes de todos integrantes desta Loja.

E a VIDA, possa contribuir para que esta Loja receba sempre novos Obreiros Úteis e Dedicados através de iniciação, filiação e regularização a continuarem os trabalhos iniciados pelos seus fundadores.

Este texto é parte da síntese histórica lida quando das comemorações do 25 anos de fundação da Loja Luz Amor e Vida 2079, e atualizada com a atual diretoria para o biênio 2005/07.

Este texto é parte da síntese histórica lida quando das comemorações do 25 anos de fundação da Loja Luz Amor e Vida 2079, e atualizada com a atual diretoria para o biênio 2005/07.

Fonte: site da Loja Maçônica Luz no Horizonte

 

Abel Tolentino
WebMaster