LOJA MAÇÔNICA LUZ E SABER 2380

Nome: LUZ E SABER Nº 2380
Data da Fundação: 13/09/1985
Data da Regularização: 02/05/1986
Endereço: RUA LANDI C/A DA PECUÁRIA, QD. 15 LT.13SANTA GENOVEVA
Cidade: GOIÂNIA - GO  Cep: 74.670-030
Sessão: QUINTA Rito: ADONHIRAMITA
Link:  Luz e Saber


Estandarte da Loja Maçônica Luz e Saber 2380

História da Fundação e Histórico da Loja Maçônica Luz e Saber 2380

A Loja Maçônica Luz e Saber n° 2380, foi fundada no dia 13 de setembro de 1985 e regularizada no dia 02 de maio de l986 e está jurisdicionada ao Grande Oriente do Estado de Goiás (GOEG) e federada ao Grande Oriente do Brasil (GOB). Surgiu com idéias novas e firmes para implantação do Rito Adonhiramita no Estado de Goiás, pois este Rito, também chamado de Rito do Amor, já havia sido tentada a sua implantação no Estado de Goiás sem obter êxito.

Então surgiu a figura do Bandeirante da Maçonaria, o nosso Amado Irmão José Gonçalves Monteiro, um funcionário aposentado dos Correios. Irmão apaixonado por Maçonaria, dedicado em tudo que fazia pela Ordem Maçônica, pois já havia fundado e presidido Lojas em outros Orientes, principalmente no Estado do Pará, a maioria delas funcionando no Rito Adonhiramita, Lojas Maçônicas que integraram a sociedade onde estavam instaladas, pois sendo funcionário dos Correios, estava em constantes viagens por esse nosso imenso Brasil. Veio para Goiás com sua família, filiando-se à Loja Maçônica Aurora de Goiás, sendo eleito seu representante na Assembléia Federal Legislativa Maçônica do GOB. Em constantes contatos com irmãos adonhiramitas, principalmente de Brasília-DF, e com a Delegacia do Excelso Conselho da Maçonaria Adonhiramita no Distrito Federal, o Irmão Monteiro pôs-se a fazer contatos com irmãos do Oriente de Goiânia para a fundação de uma Loja Maçônica no Rito Adonhiramita em Goiás. Convidou vários irmãos de sua Loja Aurora de Goiás, que deu total apoio inclusive cedendo seu Templo para a fundação e funcionamento da Loja Luz e Saber. Recebeu apoio de outras Lojas que cederam irmãos, para que juntos pudessem realizar este sonho, Um dos Irmãos convidados, o Amado Irmão Antenor César Lima, também acostumado a fundar Lojas Maçônicas em Goiás, foi outro grande baluarte para que este sonho fosse realizado. Foi de sua autoria o nome escolhido de Luz e Saber, foi também o artesão do Estandarte, do Timbre, do Sinete, do Turíbulo e do Sino, neste está gravada a sua impressão digital. Outros convidados foram João Luiz Torres Neto, José Luiz Gonçalves de Vilhena, Nilton Rodrigues Formiga, José Fleury de Brito, Gaspar Pereira Martins, Mauro Marcondes da Costa, Absaí Gomes Brito, Joel de Souza Brito, Joaquim de Menezes Souza, Sílvio da Luz, Adilon Custódio Vieira, Lenine Barsanulfo da Cruz (único membro fundador que ainda permanece na Loja), Rômulo Rocha, Cláudio Nery Batista, Antônio Bastos Santos, Ovídio Inácio Ferreira, Silmon Abádio Pinto, Nelson Tavares Guimarães, Divino Severiano da Silva, Hermnius Ferreira Barbosa, José Olanda Lobo, Rômulo Chaul e Sebastião Gonçalves Rezende.


Oriente do templo da Loja Luz e Saber 2380

No dia 13 de setembro de 1985, reuniram-se estes Amados Irmãos no Templo da Loja Maçônica Aurora de Goiás, no Oriente de Goiânia-Go, que assim o cedeu como também todas as demais dependências, num gesto de pura, leal e legítima fraternidade, assim relatou o Amado Irmão Secretário na ata de fundação, nosso Amado Irmão Antenor César Lima, e sob as bênçãos do Grande Arquiteto do Universo foi fundada a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Luz e Saber. A Diretoria provisória, eleita neste dia, teve como Venerável-Mestre interino o Amado Irmão José Gonçalves Monteiro. No dia 02 de maio de 1986, foi a Loja foi regularizada e teve o n°2380 junto ao GOB. Foi também em maio eleita a nova Diretoria(1986/1987) da Loja, que elegeu para Venerável Mestre, o Amado Irmão João Luís Torres Neto.

Uma filiação que trouxe conseqüências especiais e positivas para os quadros da Loja Luz e Saber, foi a vinda do Amado Irmão Joaquim Tomé de Souza, que no dia 09 de maio de 1986 filiou-se, uma semana após a regularização da Loja, sendo considerado por todos como se fosse também um membro fundador. Ele e sua Família se integraram de corpo e alma no desenvolvimento cada vez maior da Família de Luz e Saber, um Amado Irmão dedicado em tudo que faz, culto, humilde e sábio, sempre trabalhando para a concretização do Rito Adonhiramita em Goiás. Foi eleito Venerável Mestre para os biênios 1987/1989 e 1989/1991.

Um fato marcante que mudou os rumos da história da Loja foi a filiação que vinte (20) Amados Irmãos que vieram da Potência não reconhecida Glória do Ocidente, irmãos valorosos, sábios e trabalhadores, que reforçaram as colunas da Loja, pois a mesma estava em dificuldades de obreiros, pois a grande maioria dos fundadores já havia deixado o seu quadro de obreiros retornando às suas Lojas de origem. Sob a batuta dos Irmãos Joaquim Tomé de Souza e José Gonçalves Monteiro, recebemos de braços abertos de coluna a coluna estes Amados irmãos.

Contando com incentivo de todos, em 1990, foi aprovada pelos Amados irmãos a proposta do Amado irmão João Gonçalves Dias para a construção do Templo Próprio da Loja. A partir daquele momento alguns Amados Irmãos começaram a contribuir para a compra do terreno, mas, todos foram à luta para que mais este sonho adonhiramita fosse realizado. O Amado Irmão Jason Paixão Miranda deu a idéia para que procurássemos a SGPA com a finalidade de conseguir uma barraca de Estado para trabalhar durante as Festas patrocinadas por aquela entidade, onde poderíamos auferir os numerários para concretização do sonho de construir o nosso Templo. Numa longa visita feita pelos Amados irmãos Jason Paixão Miranda e Lenine Barsanulfo da Cruz, ao nosso Amado Irmão João Yano, então Presidente da SGPA, foi acertado que não teríamos a barraca para trabalhar, mas foi nos oferecido o estacionamento do Parque Agropecuário da SGPA para que pudéssemos explorar financeiramente, e na festa de maio de 1991 começamos o trabalho. Nesse mesmo ano já tivemos condições de comprar o lote onde hoje está edificado o nosso Sagrado Templo.


Ocidente do templo da Loja Luz e Saber 2380

Foi eleito Venerável Mestre para o biênio 1991/1993 o Amado irmão Lenine Barsanulfo da Cruz que, na sua gestão, nomeou a Comissão de Construção, formada pelos Amados Irmãos Jason Paixão Miranda, José Ferreira de Souza, Benedito Aparecido de Andrade, Joaquim Tomé de Souza e Antenor César Lima. Seguiram-se os trabalhos da comissão que contava com o apoio da Diretoria e de todos obreiros do quadro, para que a Grande Obra fosse realizada.

Infelizmente o grande mentor e incentivador do Rito Adonhiramita em Goiás, nosso Amado Irmão José Gonçalves Monteiro, não pode ver este sonho realizado, pois passou para o Oriente Eterno no dia 01 de setembro de 1991 na cidade de Araguaína-TO, quando visitava seus familiares naquele Oriente. Transladado para Goiânia foi velado e sepultado no dia 02 de setembro em jazigo perpétuo da Loja Luz e Saber, data do aniversário do Venerável-Mestre Lenine, deixando todos tristes, mas todos se embuíram ainda mais para que o sonho daquele valoroso irmão fosse concretizado.

Com a união e os esforços de todos, trabalhamos dias e noites na SGPA, em eventos na Praça Cívica em finais de Ano, Natal e Ano Novo, sempre contando com a compreensão e colaboração de nossos familiares, entendendo as nossas ausências, e muitas vezes trabalhando junto nos eventos.

A Pedra Fundamental para construção do Templo foi lançada ritualisticamente no dia 28 de dezembro de 1991, numa manhã onde teve a participação de todos os membros do quadro e seus familiares, também contou com a participação de vários irmãos de outras Lojas e amigos que foram convidados.

O Templo foi se edificando para a Honra e Glória do Grande Arquiteto do Universo, e para os nossos olhos cada tijolo assentado, era para nós mais ânimo para o trabalho. Todo numerário que era conseguido era aplicado 40% na obra em construção e os outros 60% nas obras assistenciais, e tudo indicava que os 40% rendiam tanto quando fosse 100%, pois com certeza o GADU, abençoava aquela obra.

No término da construção da Abóboda Celeste do Templo, foi eleito para o biênio 1993/1995 o Amado Irmão Benedito Aparecido de Andrade e reeleito posteriormente para o biênio 1995/1997. Na sua gestão, foi realizado o maravilhoso acabamento do Templo e sua sagração no dia 10/09/1994. As pinturas maçônicas no Templo foram feitas pelo nosso Amado Irmão Juvercino, da Loja Azilo da Acácia. Este Amado Irmão agora está trabalhando com a sua arte na Maçonaria Celeste, a ele a nossa homenagem. Foi também construído o Salão Social.

Desde então a Loja Maçônica passou a trabalhar em seu Templo Próprio, depois de funcionar em outros Templos, tais como o Templo da Loja Aurora de Goiás, o Templo Igualdade no Palácio Maçônico Nasseri Gabriel do GOEG e Templo da Loja Asilo da Acácia.

Seguiram-se as administrações dos Amados Irmãos Fernando Araújo de Lima (biênio 1997/1999), Joaquim Tomé de Souza (biênio 1999/2001), Walson dos Santos (biênio 2001/2003), Carlos Antônio Pedroso (biênio 2003/2005).


Colunas da Loja Luz e Saber 2380

Abriremos aqui um espaço na gestão do Amado Irmão Carlos Antônio Pedroso, pois foi realizada em 2003 uma parceria com a Loja Maçônica Luz e Prudência n°1976, através da Diretoria daquela Oficina, na pessoa do seu então Presidente, o Amado Irmão Lenine Barsanulfo da Cruz, pois a Loja Luz e Prudência assumiu uma nobre tarefa a convite de uma ONG Internacional, denominada de Operação Smile, que consiste de uma força tarefa internacional para realizar cirurgias em centenas de crianças carentes portadoras de labio leporino. Para tanto, vieram equipes voluntárias especializadas de vários países. As crianças, acompanhadas de seus pais, vieram das regiões norte e nordeste do Brasil, e as Lojas Luz e Saber/Luz e Prudência juntaram suas forças para receberem, hospedarem e alimentarem estas pessoas por vários dias. O Salão Social da Loja Luz e Saber se transformou num Albergue Hospitaleiro, acomodando as crianças operadas e ainda não operadas juntamente com seus familiares. Para tanto, recebemos ajuda de valorosos Irmãos das duas Lojas e também da comunidade local que viu o trabalho desenvolvido.

Em maio de 2005 foi eleito o Amado Irmão Marcos Antônio Gomes (junho/2005 a setembro/2005), que teve de renunciar para ir trabalhar no Oriente da Venezuela, sendo eleito para a conclusão do mandado de outubro/2005 até junho/2007 o Amado Irmão Jason Paixão Miranda.

Ainda faz parte da História da Loja Maçônica Luz e Saber o trabalho realizado pelo Núcleo Alfa da Ação Paramaçônica Juvenil de Luz e Saber (APJ), que congregou os filhos e parentes dos maçons da Loja, contando com a liderança de nossos sobrinhos e sobrinhas que sempre tiveram um espírito de companheirismo e fraternidade, ajudando na formação de cidadãos e cidadãs de bem. Sob a batuta dos Preceptores Antônio de Pádua Claret Toledo e Cunhada Marlene, José Ferreira de Souza e cunhada Eliene, Fernando de Araújo de Lima e cunhada Lucilene, Benedito Aparecido de Andrade e Cunhada Eunice, Lenine Barsanulfo da Cruz e Cunhada Marilza, Dirceu Araújo e Cunhada Mônica, todos tiveram papel importante na ajuda da educação dos filhos de Luz e Saber. A todos irmãos, cunhadas, sobrinhos, sobrinhas e colaboradores, rendemos a nossa homenagem.

Outro sustentáculo sagrado da nossa querida Loja Luz e Saber, sem dúvida nenhuma é o trabalho desenvolvido por nossas cunhadas e colaboradoras à frente da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul de Luz e Saber, que sem medir esforços sempre desenvolveram tarefas que visam ajudar os menos favorecidos em parceria com os Amados Irmãos. Talvez sem este espírito de doação das cunhadas a Loja não teria o mesmo desempenho, pois uma Loja Maçônica só funciona bem e com motivação, quando existe a união, o trabalho e a fraternidade entre irmãos e cunhadas. A elas também rendemos as nossas homenagens.

Em fim a todos que ocuparam os cargos de direção ou não, a todos que estiveram conosco e que já deixaram o nosso quadro de obreiros, ombreando as tarefas que eram colocados sobre seus ombros, a todos que já partiram para o Oriente Eterno e que tão bem honraram o nome da nossa querida e amada Loja Maçônica Luz e Saber, rendemos as nossas mais sinceras e fraternas homenagens.

Esta Loja que foi e será um marco na História da Maçonaria Goiana, pois implantou o Rito Adonhiramita em Goiás, ajudou na fundação das outras Lojas do Rito Adonhiramita: Estrela no Horizonte, Francis Bacon, Vale das Antas (esta Loja infelizmente depois de receber ajuda dos Irmãos Adonhiramitas de Goiás e de Brasília, do Excelso Conselho da Maçonaria Adonhiramita, inclusive financeira, deixou, para a nossa tristeza, o Rito Adonhiramita).

A Loja Luz e Saber teve a honra de ter no seu quadro Amados Irmãos que ocuparam e vem ocupando cargos de relevância no Grande Oriente do Estado de Goiás (GOEG), sendo Delegados do Rito Adonhiramita para o Grande Vale de Goiás, Delegados do Grão Mestrado, Diretores da APJ e Grandes Secretários do GOEG.

Outro relato que não podemos deixar jamais de registrar, foram as ajudas que recebemos sempre fraternas e cordiais dos Amados Irmãos das Lojas Adonhiramitas do Oriente do Distrito Federal, que não mediam esforços em sair de Brasília para nos ajudar na fundação das Lojas Filosóficas do Rito Adonhiramita. Grande reconhecimento nosso também para os Amados Irmãos da direção do Excelso Conselho da Maçonaria Adonhiramita, que saíam, sempre que foi preciso, do Oriente do Rio de Janeiro para nos apoiar no que fosse necessário. Na pessoa do Amado Irmão Jason Paixão Miranda, Delegado do Rito Adonhiramita para o Vale de Goiás, depositamos as nossas mais sinceras e fraternais homenagens; que o Grande Arquiteto do Universo possa recompensá-los, pois sem as bênçãos do GADU e a ajuda destes valorosos e Amados Irmãos não teríamos vencido as dificuldades que esteve presente ao longo destes anos.

Este Histórico da Augusta e Respeitável Loja Maçônica Luz e Saber n° 2380, foi elaborado pelo Irmão Lenine Barsanulfo da Cruz, em 23 de novembro de 2006.


Fachada da Loja Maçônica Luz e Saber 2380

Relação de Veneráveis da Loja Maçônica Luz e Saber 2380

José Gonçalves Monteiro – 1985 a 1986

João Luiz Torres Neto – 1986 a 1987

Joaquim Tomé de Souza – 1987 a 1989

Joaquim Tomé de Souza – 1989 a 1991

Lenine Barsanulfo da Cruz – 1991 a 1993

Benedito Aparecido de Andrade – 1993 a 1995

Benedito Aparecido de Andrade – 1995 a 1997

Fernando Araújo de Lima – 1997 a 1999

Joaquim Tomé de Souza – 1999 a 2001

Walson dos Santos - 2001 a 2003

Carlos Antonio Pedroso – 2003 a 2005

Marco Antônio Gomes – 06/2005 a 09/2005

Jason Paixão Miranda- 09/2005 a 2009

Lenine Barsanulfo da Cruz – 2009 a 2011

Domingos Bueno da Fonseca Júnior - 2011 a 2013

Lenine Barsanulfo da Cruz – 2013 a 2015

Hélvio Santos – 2015 a 2017

Sérgio Salomão – 2017 a 2019

Carlos Antônio Pedroso – 2019 a 2023

 

Abel Tolentino
WebMaster

Atualização 30/07/2021

O que é a maçonaria - Histórico da Loja - Eventos - Fotos - Fraternidade Feminina - O Rito Brasileiro - Peças de Arquitetura - Avental - Brasão
Monumentos - Músicas - Vídeos - Goiás Maçônico - Títulos e Condecorações - Relação de Lojas do GOB-GO - Histórico do GOB-GO