LOJA MAÇÔNICA ACADÊMICA JAIR ASSIS RIBEIRO 4108

Nome: ACADÊMICA JAIR ASSIS RIBEIRO Nº 4108
Data da Fundação: 26/09/2010 Regularizada: 11/05/2011
Endereço: RUA DA PECUÁRIA, ESQ.LANDY Bairro: SANTA GENOVEVA
Cidade: GOIÂNIA - GO Cep: 74.370-030
Sessão: DOMINGO Rito: ADONHIRAMITA


Patrono Jair Assis Ribeiro

HISTÓRICO DA LOJA MAÇÔNICA ACADÊMICA JAIR ASSIS RIBEIRO 4108

 

Durante muitos anos o Rito Adonhiramita em Goiás foi praticado por três Lojas Simbólicas: Augusta e Respeitável Loja Simbólica Luz e Saber 2380, Augusta e Respeitável Loja Simbólica Estrela no Horizonte 1575, Augusta e Respeitável Loja Simbólica Francis Bacon 2610.

Sentindo a necessidade de ampliar o número de Lojas Simbólicas, e por solicitação do Grande Patriarca Regente do Rito Adonhiramita Florisvaldo Campos Xavier, vários Irmãos se reuniram no dia 26 de setembro de 2010 e fundaram a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Acadêmica Jair Assis Ribeiro Nº. 4108, com o propósito de acolher, em seu quadro, principalmente os maçons que, em virtude de serem acadêmicos nas Universidades de Goiânia, estariam impossibilitados de frequentarem uma Loja normal devido ao seus compromissos estudantis.

Várias propostas para o nome da Loja foram apresentadas, sagrando-se vencedora a proposta apresentada pelo Irmão Silvio Feitosa Guimarães, que homenageou o Eminente e Eterno Grão Mestre da Maçonaria Brasileira, já falecido, Jair Assis Ribeiro.

Neste dia, 34 Mestres Maçons subscreveram a ata de fundação:

NOME

Grau

01 Marcos Antônio Gomes MI
02 Aparício Jorge Rodrigues MI
03 Carlos Antônio Pedroso MI
04 Joaquim Batista de Oliveira MM
05 Joaquim Alves de Melo MM
06 Max Cleberson  dos Santos Cunha MM
07 Walter Antônio de Souza MI
08 José Cláudio Costa Farias MM
09 Diogo de Paula Sá Oliveira MM
10 Hélio Gomes de Ávila MM
11 Clóvis Vieira MM
12 Ranulfo Borges da Silva MM
13 Eli Rosa Correa MM
14 Waldivino José Gonçalves MI
15 Manoel Dias de Oliveira MM
16 Antônio Spinetti Alves MI
17 Jorge Francisco da Paixão MI
18 Walson dos Santos MI
19 Wagner Benevides Duarte MM
20 Paulo Mendonça da Silva MM
21 Farrade Chaud Abdallah MM
22 João Paulo Silva Cunha MM
23 Silas Gomes Barbosa MM
24 Ricardo Santos de Souza MM
25 Diogo José de Amorim e Souza MM
26 Donaldo Messias Rodrigues MI
27 Ocrair da Costa Ribeiro MI
28 Lenine Barsanulfo da Cruz MI
29 Pio Santana Coelho MI
30 Fernando Cézar Medeiros Teixeira MM
31 Carlos Lacerda da Silva MM
32 Silvio Feitosa Guimarães MM
33 Rubens Ribeiro do Nascimento MM
34 Joaquim Tomé de Souza MI

Nesse mesmo dia foi eleita e empossada a primeira diretoria provisória composta pelos seguintes Irmãos:

Venerável Mestre: Jorge Francisco da Paixão, 1º Vigilante: Max Cleberson dos Santos Cunha, 2º Vigilante: Antonio Spinetti Alves, Orador: Marcos Antônio Gomes, Secretário: Ocrair da Costa Ribeiro, Tesoureiro: Pio Santana Coelho, e Chanceler: Hélio Gomes Ávila.

Decidiu-se que, por ser uma Loja Universitária (ou Acadêmica), deveria funcionar nos finais de semana. Após discussão, ficou estabelecido que as sessões seriam realizadas no último domingo de cada mês, no Templo da Loja Luz e Saber.

Nas sessões seguintes os obreiros do quadro da Loja receberam instruções sobre o Rito Adonhiramita, pois, vários deles eram procedentes de outros ritos (Escocês Antigo e Aceito,Brasileiro e Moderno).

A Loja foi regularizada em 11/05/2011.

Assim funcionou até que, em maio de 2011, foi eleita uma diretoria definitiva, composta pelos seguintes Irmãos: Venerável-Mestre: Max Cleberson dos Santos Cunha, Primeiro Vigilante: Carlos Antônio Pedroso, Segundo Vigilante: Waldivino José Gonçalves, Orador: Antônio Spinetti Alves, Secretário: Diogo de Paula Sá Oliveira, Tesoureiro: Silas Gomes Barbosa, e Chanceler: Hélio Gomes de Ávila.

A nova Diretoria empenhou-se em consolidar a Loja trazendo novos membros para iniciação e filiação e realizando atividades sociais.

No dia 17 de dezembro a ARLS Acadêmica Jair Assis Ribeiro 4108 realizou sua primeira Ação Social junto ao Centro Espírita "Mãos Unidas" que atende a comunidade carente do Jardim das Aroeiras, distribuindo 79 cestas básicas, 300 brinquedos para as crianças, 400 lanches e 500 copos de refrigerantes.

Em 19/05/2012 foi realizada a primeira Sessão Magna de Iniciação, estando presente na sessão diversas autoridades maçônicas num total de 86 irmãos, no qual presenciaram a admissão dos primeiros maçons iniciados na ARLS Acadêmica Jair Assis Ribeiro: Alex Nicolau Nascimento Vasconcelos, Luis Carlos de Gouveia Neto, e Maceió de Goyas Leite Neto.

Como acontece na fundação de Lojas Maçônicas, os membros fundadores nem sempre permanecem na Loja fundada, retornando às suas Lojas de origem. Por isso, do grupo de 34 obreiros fundadores da Loja Acadêmica Jair Assis Ribeiro restam somente 22 obreiros que fundaram a Loja:

Entretanto, um bom número de outros Irmãos foram admitidos por filiação, tais como: Luis Carlos de Castro Coelho, Djalma Tavares de Gouveia Neto, Ailton Gomes, Edgar Arcanjo dos Passos, Erival de Souza Melo, Julierme Gonçalves da Silva, e Wellington Paiva Portela.

Em sessão realizada na data de 30/09/2012 foi comemorado os dois anos de fundação da Lojaque contou as presenças do Grão Mestre Estadual Barbosa Nunes, Grão Mestre Estadual Adjunto, Luís Carlos de Castro Coelho, Presidente da Assembleia Legislativa, Lázaro Naves, Grão Mestre Adjunto da Grande Loja, Adolfo Valadares, Sapientíssimo Irmão Portador da Comenda D Pedro I, Rômulo Rocha e outras autoridades, grande número de Irmãos e cunhadas e de Jovita Queiroz, viúva de Jair Assis Ribeiro, Eduardo Assis Ribeiro e nora, Vânia Márcia. Foram agraciados com o Título Honorifico de Membro honorário do quadro da Loja os IIr.'. Abel Tolentino de Oliveira Júnior, Adão Jorge Nunes, Adolfo Ribeiro Valadares, Carlos Roberto Martins, Domingos Bueno da Fonseca Junior, Eurípedes Barbosa Nunes, José de Oliveira, Lázaro Rodrigues Naves, Naylor Santos de Oliveira e Vilmar Sartim. Foi entregue uma placa em homenagem à família Jair Assis Ribeiro. Em nome da família e muito emocionado, Eduardo Assis Ribeiro, solicitou que o Grão Mestre Adjunto, Luís Carlos de Castro Coelho, fizesse a leitura do texto em agradecimento.

A Loja Acadêmica Jair Assis Ribeiro, a mais nova estrela da constelação Adonhiramita em Goiás, para honrar o grande maçom que lhe empresta o nome, continua trabalhando para expandir os estudos Adonhiramita no Grande Vale de Goiás. Empenhando-se também, através dos irmãos para realizar atividades beneficentes.

Banner de apoio a candidatura do Irmão Barbosa Nunes ao cargo de Grão Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil entregue pelos Irmãos da Loja Maçônica Acadêmica Jair Assis Ribeiro 4108 em 14 de fevereiro de 2016, ao então Grão Mestre Estadual, Irmão Luis Carlos de Castro Coelho que fixou o banner na sede do GOEG.

 

Abel Tolentino
WebMaster