Loja Maçônica Luz no Horizonte 2038

Acácia Amarela

 

Ela é tão linda é tão bela
Aquela acácia amarela
Que a minha casa tem
Aquela casa direita
Que é tão justa e perfeita
Onde eu me sinto tão bem

Sou um feliz operário
Onde aumento de salário
Não tem luta nem discórdia
Ali o mal é submerso
E o Grande Arquiteto do Universo
É harmonia, é concórdia

Acácia Amarela é uma composição maçônica dos maçons
Luiz Gonzaga e Orlando Silveira.

LUIZ GONZAGA NASCIMENTO (Rei do Baião), filho de Januário, lavrador e sanfoneiro, e de dona Santana, nasceu 13 de dezembro de 1912, na Fazenda Caiçara, município de Exu, sertão de Pernambuco. Foi iniciado em 03/04/1971 na Loja Paranapuan (Ilha do Governador/RJ).

ORLANDO SILVEIRA OLIVEIRA SILVA, nasceu em 27 de maio de 1925. Formado em Direito, tem uma vivência mais de 45 anos na profissão de músico, sendo regente, arranjador, compositor e acordeonista. Foi iniciado em março de 1974 na Loja Adonai, Rio de Janeiro.

De acordo com o Irmão José Castellani em seu livro " Dicionário Etimológico Maçônico", no Egito, as acácias eram árvores sagradas e tinham o nome hieroglífico de shen; na fraternidade rosa-cruz, ensina-se que a acácia foi a madeira usada na confecção da cruz em que Jesus foi executado; no Tabernáculo hebraico, eram feitos de madeira de acácia: a Arca da Aliança (Êxodos, 25 - 10), a mesa dos pães propiciais (Êxodo, 25 - 23) e o altar dos holocaustos (Êxodo, 27 - 1). Na maçonaria, além de ser o símbolo da Grande Iniciação, representa, também, a pureza e a imortalidade, além de ser o símbolo da ressurreição, por influência da tradição mística dos árabes e dos hebreus.

Acácia Amarela foi gravada pela primeira vez em 1982 e faz parte do LP "Eterno Cantador", da etiqueta RCA-Victor. E regravado em CD em 1998.
Em 1997 o Grande Oriente do Brasil através do Projeto Classes Musicais, por ocasião do encontro "Compasso para o Futuro", gravou a mesma  com a Orquestra Sinfônica e Coral Baccarelli e a regência e arranjos do Maestro Sérgio Kuhlmann.Luiz.

Luiz Gonzaga Nascimento - Rei do Baião e o Maestro Orlando Silveira Oliveira Silva compositores da musica maçônica "Acácia Amarela", por ocasião da homenagem a Luiz Gonzaga no programa do apresentador João Silvestre da TV Tupi.

 

Para ouvir Acácia Amarela de Luiz Gonzaga e Orlando Silveira clique abaixo:

 

Atualização 10/02/2018
Abel Tolentino

O que é a maçonaria - Histórico da Loja - Eventos - Fotos - Fraternidade Feminina - O Rito Brasileiro - Peças de Arquitetura - Avental - Brasão
Monumentos - Músicas - Vídeos - Goiás Maçônico - Títulos e Condecorações - Relação de Lojas do GOB-GO - Histórico do GOB-GO