OS ROSACRUZES NO CORAÇÃO DE GOIÁS

 

O CAPÍTULO

Nave principal onde funcionou o Capítulo Rosacruz Goiânia

A elevação a Capítulo aconteceu no dia 30 de abril de 1972, Ano Rosacruz 3.325, com instalação do novo grupo dirigente, tendo como Mestre a Soror Gilka Vasconcelos Ferreira Sales. No início do funcionamento, a mestria realizou o pagamento dos compromissos contraídos com a instalação; neste ano foi realizada a primeira Aposição de Nome. Vale registrar que a primeira Columba do Capítulo se chamava Carolina, era filha de uma Soror que veio de mudança do Rio de Janeiro. É importante dizer que em 1972, Goiânia alcançou o maior número de postulantes rosacruzes no Brasil.

Em março de 1973 é instalado como Mestre o Frater Alcir Pereira dos Santos que trabalhou no sentido de melhorar o mobiliário do prédio e dar uma adequada estética à parte externa, aos dedos do Templo das Mãos Postas. Em setembro foi realizada a primeira Festa da Pirâmide.

No início do ano seguinte, numa bela cerimônia de Ano Novo R+C, foi eleita Mestre a Soror Alice Fernandes Capel e em sua gestão foi construída a residência do zelador do Templo. Outra campanha foi lançada em que cada um colaborava na sua possibilidade. Soror Terezinha Marques relata que várias vezes saíram com o caminhão recolhendo restos de construção que tiveram à disposição; levavam para o Capítulo e nesse ritmo construíram a casa do zelador.

Nesse período, o Capítulo que funcionava onde se situa hoje o espaço da palma das Mãos Postas e atual sala de recepção, não comportava mais o pessoal porque o espaço ficou pequeno, muita gente deixava de entrar e ficava de fora sem lugar para sentar; uma frequência de quarenta membros já lotava o Capítulo. Foi então que o Frater Azarias teve a ideia de estender o espaço, no sentido norte do terreno, onde hoje funciona o Templo da Loja. Nesse momento, o desejo era mais que simplesmente ampliar o Capítulo, pois já havia membros suficientes para elevar a Loja.

 

Construção do Templo da Loja Rosacruz Goiânia

Em 1975 foi eleito Mestre o Frater Ary Pereira da Silva que plantou os alicerces do novo Templo, mais amplo, com projeto do Frater Célio Slywitch, com linhas inspiradas no Templo da Grande Loja, dando início à construção das paredes. Como verba inicial, foi vendido um terreno doado anteriormente no início do Capítulo, pelo preço de dez mil cruzeiros.

Pela segunda vez o Frater Azarias Marques da Silva foi instalado Mestre em 1976 e juntamente com os Membros realizaram esforços para o término da obra. Foram feitas outras doações, almoços, bingos. Houve também uma iniciativa com a apresentação da peça teatral O Goianinho Vai ao Dentista, sob a direção da Soror Ceci Pinheiro, cuja renda dos ingressos do dia foi revertida para a obra. Houve muito empenho junto à prefeitura para asfaltamento do trecho entre o Setor Pedro Ludovico e a Vila Brasília. Em 10 de abril de 1976, foi realizada a Assembleia para firmar a mudança de Capítulo à Loja, realizada no Liceu de Goiânia, com a presença de cerca de 300 pessoas. Em 11 de agosto foi solicitada à prefeitura a inclusão da pequena rua frente do Organismo Afiliado para ser transformada em parque de área verde.

 

Construção do Templo da Loja Rosacruz Goiânia

 

O mestre Azarias desenvolveu relevante trabalho de levantamento financeiro junto à comunidade. Em 17 de novembro de 1976 foi feita doação de cinquenta mil cruzeiros pelo então governador Irapuan Costa Junior, o que acelerou a construção do Templo. Após o Ritual de Ano Novo em 26 de março de 1977, o Organismo entrou em recesso para viabilizar o término da construção, e o Frater Azarias ficaria como mestre mais um ano.

Às vésperas da consagração, verificou-se que não dava para ficar sentado nos bancos de cimento do novo templo e tiveram de providenciar carpete para fixar sobre os bancos. Terminaram esse revestimento na véspera da consagração, num trabalho artesanal feito pelos próprios membros.

 

- Introdução

- O Pronaos

- O Capítulo

- A Loja Rosacruz

- A Loja na atualidade

- Galeria de Ex-Mestres

 

Abel Tolentino
WebMaster
Atualização 12/11/2017

O que é a maçonaria - Histórico da Loja - Eventos - Fotos - Fraternidade Feminina - O Rito Brasileiro - Peças de Arquitetura - Avental - Brasão
Monumentos - Músicas - Vídeos - Goiás Maçônico - Títulos e Condecorações - Relação de Lojas do GOB-GO - Histórico do GOB-GO