OS ROSACRUZES NO CORAÇÃO DE GOIÁS

 

A LOJA ROSACRUZ


Em 25 de junho de 1977, Ano R+C 3.330, foi feita a instalação da Loja Rosacruz Goiânia. A sagração do Templo foi feita pelo representante da Grande Mestre Maria A. Moura, o então Grande Conselheiro Frater Charles Vega Parucker, com a presença do Grande Conselheiro da região Frater Alan Kardec Guimarães Fortes, do Monitor Regional Frater Alcir Pereira dos Santos e 98 Membros presentes.

Após a elevação, o Mestre Azarias permaneceu no cargo até março de 1978, quando foi instalada Mestre a Soror Alice Fernandes Capel. Em sua gestão foi realizado o Mini-Conclave Regional Rosacruz, de 28 a 30 de junho, que contou com a participação da Grande Mestre Soror Maria Aparecida Moura. A partir deste primeiro Conclave, os seguintes foram realizados com revezamento entre a Loja Goiânia e a Loja Brasília.

Neste ano foi construído o Salão de Atividades Múltiplas, com formato circular, localizado onde hoje está a Heptada Martinista Goiânia. Este local foi primeiramente chamado de “Profanão” e depois apelidado, pela Grande Mestre Maria Moura de “Cirquinho”. Local onde eram realizadas as reuniões administrativas, atividades culturais, sociais, lazer, biblioteca e venda de suprimentos; tinha 85 metros. No mesmo ano foi criada a Biblioteca da Loja. No dia 27 de fevereiro de 1979 foi realizada a primeira cerimônia de Casamento Rosacruz.

Momento do pronunciamento da Grande Mestre Maria Moura

Observa-se que o número de afiliação dos Membros de Pronaos não prevaleceu na instalação da Loja. Como exemplo, o Frater José Felisberto Filho embora fosse o Membro fundador e primeiro Mestre, ficou com o número de Loja 067. Esse fato revela que não houve critério coerente para a conservação da particularidade histórica do Organismo Afiliado.

É natural que com a elevação à Loja, as atividades tenham sido intensificadas. Além das Convocações Ritualísticas, na programação constavam as Iniciações, os Fóruns de Grau e o trabalho das comissões. Em 1979 foi realizada a primeira palestra pública em Goiás; foi feito também o registro da Biblioteca no Ministério da Educação e Cultura através do Instituto Nacional do Livro, e inscrita na categoria especial. Foi realizada uma nova divisão da casa do zelador, dividindo o espaço ao meio e abrindo espaço para a administração e zeladoria. Criou-se também o projeto do Obelisco, o projeto do acréscimo na casa do zelador, e foi instalado meio fio no estacionamento e jardim.

A complementação do piso do pátio da Loja aconteceu em 1980, quando também foram construídos bancos de cimento no jardim. Realizou-se o III Conclave Regional em Goiânia. Foram direcionados esforços para a expansão de membros. No ano seguinte foi feita a instalação do sistema de refrigeração do Templo e construído um caramanchão, coberto de trepadeiras, ao lado da Secretaria. Outro portão de entrada foi instalado em 1982, para facilitar o acesso à Loja. Nesse ano a Loja contava com vinte e seis Columbas.

 

Obelisco na Loja Rosacruz Goiânia

Em 1983 foi elaborado o projeto de construção do Pavilhão Administrativo, ao lado da Secretaria, e do Obelisco. Foi criado o 1º coral da Loja, sob a regência do maestro Frater Ibanês Assis de Freitas, que era da polícia militar. Foi realizado torneio de ping-pong na categoria juvenil com premiações. A Ordem Juvenil tinha uma média de vinte membros na frequência, realizando duas convocações ritualísticas semanais. Também foi feita uma excursão para a cidade Eclética. O VI Conclave Regional foi realizado em Goiânia.

Um show baile foi realizado em maio de 1984, animado por um grupo musical de Uberlândia, cuja renda foi revertida para a construção do Pavilhão Administrativo, que possibilitou a concretagem da laje por sobre os pilares do pavilhão; um cronograma passa a ser seguido , visando o término da construção do Obelisco, inaugurado em 24 de junho desse ano, tendo como detalhe 2 esfinges. O projeto global de urbanismo da Loja direciona o projeto de paisagismo. Também se realiza um concurso de monografia, a cargo da Comissão Cultural, com o objetivo de estimular a pesquisa e a criatividade dos Membros.

No ano de 1985 foi realizado, no colégio Ateneu Dom Bosco, o VIII Conclave Regional Rosacruz, com a presença de Maria Moura e o tema Reavivando a Chama. Foi criado um hino especialmente para o Conclave, de autoria da Soror Amara Rúbia, apresentado na abertura do evento pelo coral Luz, Vida e Amor, composto de Membros da Loja, ensaiado durante meses pela professora da UFG, D. Fifia. Vale registrar que este coral continuou até 1991, passando depois a coro feminino e em seguida a um quarteto. No VIII Conclave, foram realizados cursos para não Membros; a peça O Nascimento Místico de Jesus, numa adaptação do livro Vida Mística de Jesus, apresentado pelo grupo de teatro da Loja Goiânia contando com a participação da Ordem Juvenil. Foi realizado simultaneamente o primeiro Conclave Regional da Ordem Juvenil, com o tema O Alvorecer da Chama, que apresentou um show artístico com fantoches.

De 14 a 16 de junho de 1986, é realizado o 5º ERIN (Encontro de Recolhimento Interior) da então chamada 7ª Jurisdição, e o 3º ERIN promovido pela Loja R+C Goiânia, no convento Mãe Dolorosa. Nesse mesmo ano foi realizada uma Palestra Pública, na cidade de Anápolis, contando na sua abertura com apresentação do coral Luz, Vida e Amor, que a partir daí passou a se apresentar nas palestras públicas da Região. Neste ano foi instalada a estrutura de metal e a cobertura do Pavilhão Administrativo.

Pavilhão Administrativo da Loja Rosacruz Goiânia

Em 1987 a Loja recebeu a doação de um terreno. Realizou-se o lançamento da pedra fundamental para a construção da Mansão Rosacruz, cujo projeto não foi desenvolvido.

Nova instalação da Biblioteca foi feita no andar térreo do prédio administrativo em 1988, período em que foi construído o muro na parte externa da casa do zelador. Foi realizada uma exposição de iquebana, trabalhos de Membros rosacruzes, livros, artesanato, poesias e crônicas. Aconteceu ainda a primeira Jornada Mística com o drama: Morte e Ressurreição de Osires. A Ordem Juvenil apresentou o teatro fantoche: Branca de Neve e os Sete Anões.

O X Conclave Regional foi realizado no Salão Nobre do Fórum de Goiânia em 1989, com o tema “Invocando ou Não Deus Está Presente”. Durante o Conclave foi realizada a I Mostra de Arte, com premiações para os três melhores trabalhos, assim como o I Concurso de Mensagem para Templo. Foi apresentada a peça teatral “A Serenata do Vale dos Deuses” baseada na obra de Gibran K. Gibran, “Os deuses da Terra”, com a participação do Coral Luz Vida e Amor. O símbolo do Conclave e o cenário foram criados pelo artista plástico e Frater Prates. Convém ressaltar a importância dos Conclaves no sentido de estimular a produção de trabalhos literários e artísticos por parte dos Membros da Loja.

A equipe ritualística da Loja Goiânia foi convidada para atuar na Convenção Nacional de 1990, no Teatro Guaíra, em Curitiba, que contou com a presença do Imperator, Frater Christian Bernard, instalado em 12 de abril do mesmo ano.

Em 1993, o XII Conclave Regional Rosacruz é realizado no auditório do Fórum de Goiânia. O Curso de Saúde foi ministrado em oito etapas, em 1994, assim como um curso de Origami. A Comissão Artística apresentou por ocasião do Natal uma alegoria no Templo. A Biblioteca ganhou nova sala, contando naquele momento com ais de 2000 volumes. O Coral da Ordem Juvenil teve um ano rico em realizações em 1994, que culminou com a apresentação em Curitiba, na Convenção Nacional da Ordem Juvenil, no Guairinha; também se apresentou na Escola Veiga Vale numa integração cultural do nosso coral infantil com o Coral Pequenas Vozes. A Loja também promoveu nesse ano um Encontro Cultural, com apresentação de trabalhos de artistas plásticos, poetas e músicos.

Foi criado na Loja R+C Goiânia o grupo pioneiro de Martinista em 1995, que lançou o projeto de construção da Heptada Martinista Goiânia, TOM.

Heptada Martinista Goiânia - TOM

A Loja ganhou o primeiro computador 486 Dx2 66 em 1996, dando início ao projeto de informatização do Organismo Afiliado. Foi feita a troca da tubulação e instalação de água tratada da Saneago, ocasião em que também teve início a perfuração de um poço artesiano. Foi realizada uma série de palestras com o tema Código de Vida dos Essênios. Neste ano a Loja passou a abrigar seis seções eleitorais no município de Aparecida. O Grande Mestre Charles Veja Parucker visita a Loja R+C Goiânia e tem início os trabalhos da Heptada Martinista Goiânia, TOM.

A atividade do Grupo Saúde também foi desenvolvida na gestão de 1997. Cursos dirigidos à comunidade local foram realizados como o curso de Pintura com molde vazado em pano de prato, curso de Bordado Vagonite, curso de Corte e Costura e trabalhos manuais, curso de Orientação a Gestantes; curso de Filosofia com 19 palestras. A Loja promoveu o I Concurso Rosacruz de Literatura, com 3 modalidades; Discurso Místico, Conto e Poesia, com tema livre, aberto a membros ativos e inativos. Nesse ano a Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa recebeu o decreto de 18 de fevereiro de 1997, o reconhecimento de Utilidade Pública Federal, assinado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Foi elaborado o projeto de construção do Portal de entrada da Loja. Aconteceu ainda um curso gratuito, envolvendo a comunidade da Vila Brasília: Projeto “Curso de Alfabetização de Adultos”, no período noturno, coordenado por Membros da Loja Goiânia, trabalhando junto à comunidade local para reduzir o índice de analfabetismo. Funcionou de 2ª a 6ª feira, com duração de 4 meses.

Foi também realizada a primeira grande reforma no interior do Templo: troca do piso de todo o Templo, demolição dos bancos de alvenaria, colocação de pontos de luz nas paredes laterais com instalação de spots, pintura interna, dois vestiários e dois banheiros, instalação de novos assentos. Na reforma foi alterada a parede e abertura da sonoplastia do templo tendo de ser refeita a pintura das partes laterais do leste do templo, no mesmo estilo da original.

O curso de Corte e Costura teve sequência em 1998, contando então com a colaboração da OVG que enviou máquinas de costura para serem utilizadas nos cursos. Foi realizado o Projeto “Curso de Alfabetização de Adultos”. A Loja também participou por uma noite da Feira Agropecuária, na barraca de Goiânia. Os cursos de Corte e Costura, e de Manicure foram ainda realizado para a comunidade local em 1999.

No ano 2000, uma dissidência afastou um grupo de Membros, solidários ao ex- Imperator Gary L. Stuart. Em 2001 aconteceu o Seminário da Ordem R+C Juvenil, que reuniu oficiais da região e coordenadores da OR+CJ e Columbas. Foram realizados os cursos: Criando Riquezas; Cabala: Expressão Oral; Saladas Especiais. Foi desenvolvido durante o ano o Projeto de Apoio a Comunidade, com o grupo da melhor idade, batizado como Grupo Viva Bem, com a participação de 19 integrantes da comunidade da Vila Brasília, que se reuniam nas tardes de terça-feira. Em junho foi feito um mutirão para confecção de 100 novos aventais para o templo. Aconteceu a IV Convenção Regional com o tema A Criança de Cada um de Nós, juntamente com o III Encontro Regional da Ordem R+C Juvenil. Em fevereiro do ano seguinte foi feito o estudo em grupo do IV Manifesto Positio Fraternitatis Rosae Crucis, lançado em agosto de 2001 em todas as jurisdições da AMORC.

Um jantar dançante, no clube ASEG, foi realizado em 2003 e neste ano teve início as atividades de Pronaos, com meditação aberta a não-Membros. Em 2004 foi realizado um Planejamento Estratégico e Participativo da Loja. A partir deste ano, tendo em vista as alterações introduzidas pelo novo Código Civil Brasileiro, os novos oficiais passaram a ser eleitos através de voto em Assembleia Geral Ordinária, semelhante a um condomínio, que provocou mudanças e alterou a forma tradicional rosacruz de eleição.

 

Reforma do Templo das Mãos Postas

A VI Convenção Regional foi realizada em 2005 tendo como tema “No Silêncio a Rosa Desabrocha” e conjuntamente aconteceu o V Encontro Regional da Ordem Juvenil GO1, realizado no auditório da Caixa Econômica Federal, com a presença do Diretor de Planejamento e Patrimônio da Grande Loja, Frater Domingos Sávio Telles. Neste evento foram realizados momentos musicais, uma Mostra de arte com a participação de artistas rosacruzes da Loja, um Bazar com trabalhos artesanais. A Ordem Juvenil realizou uma Mostra de mandalas criadas pelas crianças. Duas alegorias místicas foram apresentadas: O Portões do Céu e os Portões da Terra, com o grupo artístico da Loja Brasília: O Neófito na Senda, em Oração a Maat” com o grupo artístico do Pronaos Anápolis. Dentro da programação da VI Convenção se realizou um jantar de confraternização no hotel Papillon.

Em substituição à cerca, teve início a construção do muro da Loja no ano de 2007. Neste mesmo ano a Heptada Martinista Goiânia também passou por completa reforma, reforçando o alicerce, ampliando sua secretaria e construindo nova fachada, com colunas gregas e capiteis.
O muro em torno da Loja foi concluído em 2008, sendo complementado com a instalação de grades. Neste ano são reativadas as atividades da Ordem Juvenil e a Meditação aberta a não-membros. O Salão de Convivências teve seu piso trocado e a reforma do salão de Suprimentos foi concluído, recebendo a instalação de painéis em plotagem com tema egípcio. Foi efetuada uma campanha para aquisição de 150 cadeiras para comporem o Salão de Convivências e Pronaos da Loja.

Visita do Grande Mestre Frater Helio de Morais e Marques

Atividades sociais, acompanhadas de apresentações musicais cedidas em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, foram realizadas em 2009. Foi o ano em que aconteceu a última mestria eleita no regime de eleição, retornando a tradicional indicação dos oficiais. A VI Convenção Regional é realizada, com o tema “Ordem Rosacruz, Fraternidade e Misticismo”, cuja parte cultural foi realizada no Templo da Loja. Neste ano foi efetivado o sistema de aterramento para computador, a pintura interna da Secretaria, a instalação de plotagem com motivo egípcio na sala de Oficiais no Templo, assim como a instalação de banheiros provisórios para que a reforma do banheiro feminino fosse efetivada, com total reestruturação e adaptação para deficientes. Também foi realizada melhoria na iluminação do pátio da Loja, contratação de serviço de vigilância, recuperação de arquivos históricos e álbuns fotográficos da Loja.

Em 2010 o banheiro masculino também foi remodelado, no mesmo estilo do banheiro feminino. A Loja recebeu duas visitas do Grande Mestre Frater Hélio de Moraes e Marques nesse ano. Ao longo do ano, uma série de apresentações culturais foram realizadas: o Coral Vozes da Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás, o Coral Italiano Toscanelli, a Banda de Música do Exército, a Orquestra de Violeiros do Estado de Goiás, o Quarteto Musical Compasso, Dueto com a Maestrina Ele Lara e o Barítono Damom.

Um circuito de palestras, tendo como tema a Prática das Virtudes, se realizou no ano de 2011, com uma palestra por mês, de maio a novembro, e culminou no dia 01 de dezembro com a Jornada Mística das Sete Virtudes. Uma caravana com Membros da Loja à Convenção Mundial, em Curitiba no mês de Agosto. A Ordem Juvenil passou para o andar térreo do pavilhão, junto ao Salão de Convivências, em 2011, recebendo duas salas remodeladas com novo piso, novo mobiliário e pintura temática. A Ordem Juvenil recebeu ainda uma coleção de livros literários do banco Itaú.

 

- Introdução

- O Pronaos

- O Capítulo

- A Loja Rosacruz

- A Loja na atualidade

- Galeria de Ex-Mestres

 

Abel Tolentino
WebMaster
Atualização 12/11/2017

O que é a maçonaria - Histórico da Loja - Eventos - Fotos - Fraternidade Feminina - O Rito Brasileiro - Peças de Arquitetura - Avental - Brasão
Monumentos - Músicas - Vídeos - Goiás Maçônico - Títulos e Condecorações - Relação de Lojas do GOB-GO - Histórico do GOB-GO