PERSEVERAR

 

Etimologicamente, PERSEVERAR é continuar firme e constante no propósito sem, contudo, atentar para as consequências e riscos advindos de tal atitude.

No Filosofismo maçônico, perseverar é continuar no propósito firme da consecução dos objetivos, observando, porém, os que nos ladeiam para evitar ultrapassar os limites da ética e do bom senso.

O progresso humano não existiria sem a PERSEVERANÇA. Sem ela não haveria a pesquisa dos cientistas e tecnólogos.
As obras mais importantes da humanidade só se efetivaram graças à tenacidade e perseverança de seus autores e, a título de ilustração, podemos citar alguns dignificantes exemplos:

Simon Bolivar, o libertador da América, várias vezes perdeu batalhas e esteve preso, mas não desistiu e, perseverando, triunfou;

Franklin Delano Roosevelt, mesmo paralítico, numa cadeira de rodas, teve relevante participação como primeiro mandatário dos Estados Unidos e, como aliado, teve papel fundamental junto a Winston Churcill na vitória durante a Segunda guerra mundial;

Thomas Alva Edison experimentou quase 10.000 testes para lograr o êxito da lâmpada;

Miguel de Cervantes sofreu incompreensões e experimentou a miséria, teve seus escritos desconsiderados, viveu na miséria, viveu em regime de mendicância para não morrer de fome e, mesmo assim, perseverando, legou-nos o “Dom Quixote de La Mancha”, obra de valor literário e filosófico inegável;

Camões, mesmo sem uma das vistas, deixou-nos “Os Lusíadas”;

Confúcio, aos 55 anos, foi abandonado pelo seu mestre. Mesmo assim, perseverou, oferecendo extraordinária contribuição filosófica para a humanidade;

Buda, procurando a iluminação, provou solidão e abandono, não desistiu e teve a luz, legando à humanidade eternas mensagens de paz.

A galeria daqueles que não desistiram e confiaram na vitória é imensa, impossível enumerá-los todos, possível, porém, seguirmos seus exemplos, não nos abatendo diante de obstáculos.

Se queremos vencer, superando quaisquer problemas, prossigamos em paz, perseverando na ação operosa e confiante, assim conseguindo alcançar as metas essenciais de nossas vidas.

Disse Jesus: “Aquele que perseverar até o fim, este terá o reino celestial”.

Assim, se queremos, portanto, a vitória, PERSEVEREMOS.

Vale de Goiânia, 22 de abril de 1998.

José Vitorino Vieira
Loja Maçônica Luz no Horizonte - 2038

 

Voltar a página principal
 

Abel Tolentino de O. Junior
Loja Maçônica Luz no Horizonte 2038
Goiânia   -   GO   -   Brasil