Varginha - MG

 

Monumentos Maçônicos - Varginha MG

 

Monumentos Maçônicos - Varginha MG

 

Fotos enviadas pelo irmão José Antônio de Freitas

 

 

Historia

A colonização do Sul de Minas começou no século XVII, quando as bandeiras estavam à demanda de regiões auríferas e os tropeiros passavam pelo sertão mineiro comercializando produtos de São Paulo. Esses comerciantes viajavam em tropas e dormiam em cabanas, erguidas de seis em seis léguas. O atual bairro da Vargem era um desses pontos de descanso. Desde 1737 estava devassado, oficialmente, o Sul de Minas. Por ordem do governador, rasgava-se uma trilha de São João del-Rei às Campanhas do Rio Verde.

Os primeiros documentos de que se tem notícia sobre a história de Varginha datam de 1780.

Os tropeiros, que estavam passando regularmente por Varginha, fizeram, em 1785, uma pequena capela, próxima de onde está atualmente a Matriz do Divino Espírito Santo. Em 1806, foi construída a capela do Divino Espírito Santo das Catanduvas e, no mesmo ano, foi doado o terreno exigido para o patrimônio distrital. Então se deu ao povoado o nome de Catanduvas ou Catandubas; palavra originária do tupi, que significa "mato rasteiro e fechado, áspero e espinhento, de pequeno porte". Em virtude do padroeiro da capela, passou a chamar-se Espírito Santo das Catanduvas.

Por volta de 1880 a cidade recebia suas primeiras empresas e o movimento era intenso.

Devido à necessidade de uma mão-de-obra alternativa aos escravos, já que havia poucos escravos devido à abolição da escravatura por parte de muitos países o governo brasileiro fez um acordo com a Itália, no qual italianos viriam para o Brasil com as despesas pagas pelo governo brasileiro e em troca eles trabalhariam durante cinco anos na lavoura.

A pequena vila, no início do século XX, já contava com 113 estabelecimentos de beneficiamento de café. O produto sempre foi um importante fator de desenvolvimento, principalmente em decorrência da influência paulista.

A cidade ficou famosa com um suposto episódio conhecido como o "ET de Varginha". Segundo teorias de algumas pessoas, a cidade teria sido visitada por criaturas alienígenas em 20 de janeiro de 1996 e segundo os mesmos, pelo menos uma dessas supostas criaturas, teria sido capturada com vida numa operação militar secreta e entregue aos cuidados da Unicamp, Universidade Estadual de Campinas, entretanto, nada foi provado, se tratando apenas de teorias conspiratórias. Por isso mesmo, autoridades brasileiras negam veementemente que algo desta natureza tenha realmente ocorrido, as autoridades tratam isso como uma idéia pitoresca de algumas pessoas.

Recentemente, a cidade, que nunca havia demonstrado muito apreço pelo "visitante interestalar", resolveu incentivar o turismo ufológico na região. Hoje conta com pontos de ônibus em formato de naves espaciais e uma enorme caixa da água no centro da cidade também em formato de disco-voador, além de estátuas em forma do ET - que virou símbolo da cidade.

Em 20 de janeiro de 2006, foi feito um movimento cultural na cidade, comemorando os 10 anos da invenção da aparição do ET. Neste movimento, foram feitas apresentações, mostras ufológicas e concurso de charges sobre o tema.

Fonte: Enciclopédia Livre Wikipédia

 

 

Voltar ao início

Abel Tolentino de O. Junior
Loja Maçônica Luz no Horizonte 2038
Goiânia - GO - Brasil