LOJA VIRTUAL - CAVALEIROS DA LUZ

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

EDITAL DE CONVOCAÇÃO: Convoca-se todos os interessados da lista philaletes@egroups.com em criar a Aug e Resp Loj Virtual, a participar da Assembléia de Constituição, a realizar-se no dia 13/05/2000; A partir das 21:00 horas, no chat existente no site http://www.lojasmaconicas.com.br/ para deliberar sobre a seguinte Ordem do Dia: a) Constituição de uma Loja Maçônica Virtual; b) Análise e aprovação do Estatuto Virtual; c) Eleição da Diretoria Virtual; e d) Assuntos gerais.Brasil, 06 de Maio de 2000. José Castellani, Sérgio Corrêa da Silva e Thirso Júnior - Comissão de Constituição.
.

LOJA VIRTUAL

A Maçonaria tem características diferenciadas em relação às outras Organizações Sociais. Apresenta-se como uma mistura de mistério, companheirismo, amizade, misticismo, reverência às coisas sagradas, mesmo que o sagrado seja individual, ordem sobre o caos, escola de aperfeiçoamento, velada em vários aspectos com princípios fixos e imutáveis independente de raças, povos ou localização geográfica.Utilizada em vários momentos da humanidade como local de reunião dos revolucionários, dos agressores, de opressores ou libertadores, sempre tendo a pecha de homens livres e de bons costumes, dependendo do costume reinante na época.

Nosso século apresenta características diferenciadas em relação aos anteriores pela velocidade das descobertas, pela queda de conceitos pré-estabelecidos como insubstituíveis e imutáveis, pela revolução social, sexual, médica, espacial e finalmente cibernética.

Lembram-se todos que até pouco tempo eram necessárias as aulas de datilografia para que se conseguir um emprego rentável em quaisquer ramos de trabalho existentes.Hoje é necessário o conhecimento da informática. Não se entende uma firma, banco ou instituição que não tenha seu computador, ou funcionário que admitido não apresente um conhecimento ou afinidade com a máquina que apresenta um teclado e uma tela, onde horas e horas passam digitando e trocando dados com seus “chips” de memória. Existe até uma nova linguagem com palavras tão comuns com “dar um boot na máquina”, que pode significar tudo, desde religar o computador, ligar o automóvel, escovar os dentes, sair com a namorada etc...

A tríade do momento é a Velocidade, Tempo e Fato. Discute-se a própria forma de divulgação dos fatos, a chamada imprensa escrita, sofreu com o aparecimento do rádio, o rádio com o aparecimento da televisão, principalmente quando conseguiu apresentar os fatos e conclusões no exato momento do acontecimento.

Hoje todas estas formas de transmissão de conhecimentos e fatos modificaram a relação da velocidade e tempo com o aparecimento da informática e da rede mundial de computadores, a famosa www.

Temos que considerar a média de idade dos Maçons existentes no Brasil e principalmente na Grande Loja mais antiga do mundo, a Inglesa, é elevada, do tempo que a máquina de escrever era uma novidade agressiva.Como discutir ou reunir de um lado os mais experientes, aqueles que transmitem as verdades e conhecimentos aos mais novos e inexperientes, neste momento de transição, onde quem detém a facilidade da comunicação moderna está na “inexperiência” Maçônica.Temos de enfrentar esta situação com urgência, com velocidade no menor espaço de tempo possível. Fazer a transição que a nossa Instituição sempre pregou e é pioneira.Existem centenas de “sites”, locais na rede mundial de computadores onde a Maçonaria tem “home pages”, páginas que aparecem nas telas, onde as Grandes Lojas, Grande Orientes, Lojas, Maçons, Grupos de Maçons, Anti-Maçons etc... Apresentam suas posições, intercomunicam, emitem opiniões, discutem, independo de grau, origem, potência, língua, país, raça, local que se encontra ou horário local da transmissão dos dados.

A nosso ver não existe nada mais Maçônico que a rede mundial de computadores.No próximo dia 13 de maio de 2000 às 21:00 será dada partida para a primeira reunião da Loja Maçônica Virtual da rede mundial de computadores em língua Portuguesa, não impedindo que se admita Maçons que utilizem outros idiomas.Os Irmãos que pertencem ou acessam para conversação diária o Philaletes Egroups philaletes@eGroups.com, decidiram fundar uma LOJA VIRTUAL, isto é, fazer uma reunião Maçônica pela rede mundial de computadores, e a data acertada foi 13 de maio de 2000 às 21:00h, horário de Brasília, sobre a sombra de três palavras Tolerância – Concórdia – Fraternidade.O nome de Internautas do 3° Milênio é um dos que serão discutidos para distinguir a Loja, mas o passo dado é maior do que as titularidades a serem definidas.Sua primeira administração e membros já estão definidos, sendo o primeiro Venerável Mestre o Irmão José Castellani. Os fundadores em ordem alfabética estão abaixo, informando que estão espalhados por todo o país, estando presente a maioria das Potências Brasileiras existentes.

Abel Tolentino; Amin Nossabein; Antonio Vieira; Armando Cabral; Carlos Alberto Baleeiro Beltrão; Carlos Armando Faraone; Carlos Roberto Pittoli; Claudionor Agibert; Douglas S. Padão; Fernando Paiva; Francisco A.Kaupa; Hamilton Savi; Hugo Facundo; Janilton Fernandes; José Alves Pereira Filho; José Castellani; Luciano Júnior; Marcio Homem; Marcio Landim; Marcius Campelo Ferraz; Marco Antônio de Lima; Mario de Almeida; Renato Denardo; Ridis de Oliveira; Samir C. Moyses; Sérgio Corrêa da Silva e Thirso Jr.A grande evolução está em manter os antigos “Landmarques”, as provas necessárias, a passagem das palavras, a avaliação dos graus, a identificação Maçônica, as formalidades de uma reunião, a manutenção de um ritual ou a seqüência ritualística nos ritos existentes ou conhecidos.Considero que após 13 de maio de 2000 a Maçonaria continuará a mesma despontando como a Instituição imortal, realizadora e formadora de opinião, servindo sempre de elo entre o passado, presente e futuro. Fernando Paiva

Fundadores da Cavaleiros da Luz, nº 1

Conheça dos 24 IIr presentes a reunião virtual de Fundação: Antonio Vieira; Abel Tolentino; Adriano Prilip; Amin Nossabeim; Armando Cabral; Bento Ribeiro Filho; Carlos Alberto Baleeiro Beltrão; Carlos Roberto Lopes dos Santos; Carlos Roberto Pittoli; Claudio Deziderio; Fernando Paiva da Rocha Filho; Hamilton Savi; João Lages Neto; Jose Castellani; Juacyr Gomes de Sá; Francisco Antônio Kaupa; Luciano Júnior; Márcio Ailto Barbieri Homem; Marco Antônio de Lima; José Alves Pereira Filho; Roberto de Oliveira Roça; Rubens Stehling; Sérgio Albuquerque Filgueiras e Sérgio Correa da Silva.

Os IIr, a seguir relacionados, em número de 14 (quatorze) se fizeram presentes, porém não estavam cadastrados: Alberto Einstein Novaes; Cláudio Andrade Rêgo; Edson Antonio Sobrinho; Gilson Adolfo Schönell; Jarice Braga; Jorge Gustavo Carrue; José Carlos de Araújo Almeida Filho; José Osmar Caon; Lafaiete Cardoso Pereira; Lansky; Luis Augusto Santos; Luiz Claudio e William Bussuan.

A seguir 20 IIr que não conseguiram acesso no dia da fundação: Antonio Onias Neto; Aureovaldo Barros Junior; Caetano Armando Faraone; Cesar Augusto Rabello; Claudionor Agibert; Dario Braga Rodrigues; Douglas Seganfreddo Padão; Getúlio Medeiros; Hugo Facundo de Almeida Filho; Janilton Fernandes; José Izidro Riba; Lázaro Antonio de Morais; Marcio Landim; Marcius Campelo Ferraz; Mário de Almeida; Renato Denardo; Ridis Pereira Ribeiro; Roger Miron; Samir Cauerk. Moyses e Sergio Iannini.



ATA DE FUNDAÇÃO

Aos treze (13) dias do mês de maio do ano dois mil EV, às 21:00 horas, com a presença dos Irmãos conectados, reuniram-se com a finalidade de fundação e manutenção da Loja Maçônica Virtual, com o Título distintivo de Aug.'.e Resp.'. Loj.'. Simb.'. Virtual. Os trabalhos foram presididos pelo Ir Castellani, que convocou o idealizador do projeto para secretariar os trabalhos, Ir.'. Sergio Correa da Silva. Os IIr.'. fundadores são os seguintes: Abel Tolentino; Alberto E. Novais; Amin; A Vieira; Adriano Prilip; Antonio Onias Neto; Armando Cabral; Aureovaldo Barros Junior; Caetano Armando Faraone; Carlos Alberto Baleeiro Beltrão; Carlos Roberto Pittoli; Cesar Augusto Rabello; Claudio Deziderio; Claudionor Agibert; Douglas S. Padão; Fernando Paiva; Getúlio; Hamilton Savi;Hugo Facundo; Janilton Fernandes; João Lages Neto; Roger Miron; Jose Castellani; José Izidro Riba; Kaupa; Lázaro Antonio de Morais; Luciano Júnior; Luis Augusto; M_Almeida; Márcio Homem; Marcio Landim; Marcius Campelo Ferraz; Marco Antônio de Lima; Pereira Filho; Renato Denardo; Ridis Pereira Ribeiro; Roberto de Oliveira Roça; Rubens Stehling; Sérgio A Filgueiras; Sérgio Correa; Samir C. Moyses; Sergio Iannini; e Thirso Jr, ficando decidido pela confirmação da Fundação da Loja e fará suas reuniões semanais, aos domingos, no chat do site http://www.lojasmaconicas. A administração provisória ficou assim constituída, VM_Castellani; 1V_MAlmeida; 2V_Hamilton; Or_Vieira; Sec_Scorrea; Ch_Getúlio; GT_Pereira Filho; 1D_Kaupa; 2D_Ridis; todos M M. Em sinal de responsabilidade assumida, os IIr filiados garantem que seguirão as normas previstas pelas obediências, manutenção e funcionamento da Loja, que ora ajudam a fundar. Nada mais havendo a tratar, os trabalhos foram encerrados às 23:00 horas e, eu Sérgio Corrêa da Silva lavrei a presente ata de forma resumida, que após foi lida e achada conforme será aprovada por quem de direito. Or.'. Virtual, 13 de maio de 2000, da EV. (aa) Os IIr Fundadores.

Numa fundação, contar com 38 IIr deve ser “recorde” mundial...

24 (vinte e quatro) presentes cadastrados: A Vieira; Abel Tolentino; Adriano Prilip; Amin; Armando Cabral; Bento Ribeiro; Carlos Alberto Baleeiro Beltrão; Carlos Roberto Lopes dos Santos; Carlos Roberto Pittoli; Claudio Deziderio; Fernando Paiva; Hamilton; João Lages Neto; Jose Castellani; Juacyr Gomes de Sá; Kaupa; Luciano Júnior; Márcio Homem; Marco Antônio de Lima; Pereira Filho; Roberto de Oliveira Roça; Rubens Stehling; Sérgio A Filgueiras e Sérgio Correa da Silva.14 (quatorze) presentes não cadastrados: Alberto Novaes; Cláudio Andrade Rêgo; Gilson Adolfo Schönell; Jarice Braga; Jorge Gustavo Carrue; Jose Carlos/RJ/Petro; José Osmar Caon; Lafaiete; Lansky; Luiz Claudio; Luis Antonio Santos; Marcius; Marcos; e William Bussuan.

23 (vinte e três) ausentes e cadastrados: Alberto E. Novais; Antonio Onias Neto; Aureovaldo Barros Junior; Caetano Armando Faraone;Cesar Augusto Rabello; Claudionor Agibert; Douglas S. Padão; Getúlio; Hugo Facundo; Janilton Fernandes; José Izidro Riba; LázaroAntonio de Morais; Luis Augusto; M_Almeida; Marcio Landim; Marcius Campelo Ferraz; Renato Denardo; Ridis Pereira Ribeiro;Rodrigues; Roger Miron; Samir C. Moyses; e Sergio Iannini.

- Estatuto Social

- Balaústre Nº 01/2000
- Balaústre Nº 02/2000

- Balaústre Nº 03/2000

- Balaústre Nº 04/2000

- Balaústre Nº 05/2000

- Balaústre Nº 06/2000

- Balaústre Nº 07/2000

- Balaústre Nº 08/2000

- Balaústre Nº 09/2000

- Balaústre Nº 10/2000

- Balaústre Nº 11/2000

- Balaústre Nº 12/2000

- Balaústre Nº 13/2001

- Balaústre Nº 14/2001

- Balaústre Nº 15/2001

- Balaústre Nº 16/2001 M.'.M.'.

Volatar ao Início - Home

Abel Tolentino

Atualização 31/05/2024

Voltar ao Início - Home

Voltar ao Início

O que é a maçonaria - Histórico da Loja - Eventos - Fotos - Fraternidade Feminina - Rito Brasileiro - Peças de Arquitetura - Avental - Brasão - Assembleia
Monumentos - Músicas - Vídeos - Goiás Maçônico - Títulos e Condecorações - Relação de Lojas do GOB-GO - Histórico do GOB-GO - Rosacruz