LOJA MAÇÔNICA OBREIROS DA LEI E DA VERDADE 3438

Nome: OBREIROS DA LEI E DA VERDADE Nº 3438
Fundação: 20/04/2002 - Regularização: 17/08/2002
Endereço:  Rua Armogaste José da Silveira, 250 - St. Centro Oeste Goiânia - GO Cep: 74.560-900
Sessão: 1º Sábado às 14:30 Rito: York


Timbre da Loja Maçônica Obreiros da Lei e da Verdade 3438

Histórico da Loja Maçônica Obreiros da Lei e da Verdade 3438

Paulo César Moreira

Em 09.03.2002 foi realizada uma reunião preliminar para discutir a fundação de uma Loja em Goiânia a fim de congregar os Deputados Estaduais que residiam na capital, mas que representavam Lojas do interior do Estado, fato que lhes permitiria participar de uma oficina com mais regularidade. Ficou definido nessa data que em 20.04.2002 seria realizada outra reunião com o objetivo de oficializar a fundação da Loja, de forma que, durante esse espaço de tempo, fossem tomadas as providências iniciais necessárias. Esta sessão foi realizada nas dependências do Palácio Maçônico Násseri Gabriel e contou com a participação de 54 obreiros, em sua maioria membros da Poderosa Assembléia Estadual Legislativa. Após a definição do título distintivo a ser adotado, "Obreiros da Lei e da Verdade" e o Rito de York para o desenvolvimento de seus trabalhos, passou-se à escolha da diretoria provisória, recaindo no nome do irmão Mauro Marcondes da Costa a responsabilidade de dirigir a nascente célula maçônica em sua fase provisória.

Assinaram a ata de fundação os seguintes Irmãos: Ademar Manoel da Silva, Alcides Carlos, Almir Neves Pereira, Antônio Torquato da Silva, Augusto Cabral, Ari de Oliveira, Benedicto Casimiro, Carlos Augusto Milhomem, Carlos José Pereira, Cleuber Alves de Oliveira, Dary Ferraz, Deusvaldo Florindo Cintra, Décio da Rocha Arantes, Edney Silva Leite, Edvaldo de Souza Santana, Eurípedes Barbosa Nunes, Euwaldo Vaz, Francisco Hélio Fernandes da Silva, Gélcio José da Silva, Geraldo Calixtrato Neto, Inácio da Rocha, João Alberto de Freitas, João Batista de Oliveira, João Mendonça Filho, Joaquim Dias Sobrinho, João Neto Vieira, José Abdalla Júnior, José de Almeida e Silva, José Geraldo de Oliveira, José Lice Lourenço de Oliveira, José Waldir Máximo, Luiz Antônio Pires, Luiz Augusto de Morais Silva, Luiz Carlos Bertola de Oliveira, Luiz Gonzaga de Menezes, Mauro Marcondes da Costa, Maurinho Mota Leite, Miguel Olímpio Anastácio, Nicolau Martins Cunha, Pedro Rezende da Cunha, Rômulo Rocha, Roberto Maurício da Costa, Sérgio Vaz da Costa, Xupui de Carvalho Aucê, Wagner Pereira da Fonseca, Paulo César Valim, José dos Santos Honorato, Walter Antônio de Souza, Francisco Divino Jorge dos Santos Francisco Gilson Montenegro, Manoel Antunes Menezes Souza, Oclécio Pereira de Freitas, Jair Assis Ribeiro e Alcides Luiz de Siqueira. É comum os Irmãos fundarem uma loja buscando grande quantidade de integrantes para assinarem a ata de fundação. Pouco tempo depois a maioria desses “fundadores” deixarem de frequentar os trabalhos, dando prioridade à oficina considerada como principal, e a loja passa a ter problemas para seu funcionamento, isso quando conseguem o quórum necessário para se reunirem. Da relação de fundadores acima, apenas seis fazem parte do Quadro de Obreiros no ano de 2024. Muitos passaram ao Oriente Eterno. Por outro lado, considerando que o objetivo desta célula maçônica seria dar guarida aos representantes de Lojas do interior que residiam na capital, a sua administração acabou sendo formada por Deputados, num claro confronto com nossa legislação.

Por intermédio do Ato nº 068/2002, de 07.05.2002, do Grande Oriente do Estado de Goiás, era autorizada a funcionar em caráter provisório. Sua regularização junto ao Grande Oriente do Brasil foi autorizada através do Ato nº 2.989, de 21.06.2002. O Ato nº 104/2002, de 13.08.2002, do GOEG, nomeou a comissão de regularização, cujos componentes eram os seguintes: Tochió Iwace, Newton da Silva Brasil, Elton José de Azevedo Fernandes, Luiz Augusto de Morais Silva e o Grão-Mestre Estadual, Alcides Luiz de Siqueira, como presidente. A sessão para esse fim foi realizada em 17.08.2002.

Desde sua fundação que a Loja realizava seus trabalhos nas dependências do Grande Oriente do Estado de Goiás. Em novembro de 2003 passou a realizá-los no templo da Loja "Trabalho, Cultura e Perfeição", em Aparecida de Goiânia (GO), porém, por pouco tempo. Alguns meses depois voltou a se reunir no templo específico para o Rito de York, do Palácio Maçônico Násseri Gabriel.

Os três de seus Veneráveis foram os Irmãos Mauro Marcondes da Costa, Maurinho Mota Leite e Nedson Ferreira Alves Júnior. Os demais foram:

Da fundação até 2007 – Mauro Marcondes da Costa;
2007/09 – Edvaldo Souza Santana;
2009/11 – Maurinho Mota Leite;
2011/13 – Nedson Ferreira Alves Júnior;
2013/15 – Davy Hugo Rodrigues;
2015/17 – José Abdalla Júnior;
2017/19 – José Abdalla Júnior;
2019/21 – Ílio Antônio de Oliveira;
2021/23 – Ílio Antônio de Oliveira;
2023/25 – Edson Diniz de Souza.

A ARLS Obreiros da Lei e da Verdade é a única do GOB-GO que possui nos seu Quadro três Grão Mestres Estaduais – João Mendonça Filho; Mauro Marcondes da Costa e Ari de Oliveira.


Irmãos da Loja Maçônica Obreiros da Lei e da Verdade 3438 presentes na comemoração dos 22 anos de fundação da Loja



Templo da Solidariedade - Rito de York

Abel Tolentino
WebMaster
Atualização 21/04/2024

O que é a maçonaria - Histórico da Loja - Eventos - Fotos - Fraternidade Feminina -  Rito Brasileiro - Peças de Arquitetura - Avental - Brasão - Asembleia
Monumentos - Músicas - Vídeos - Goiás Maçônico - Títulos e Condecorações - Relação de Lojas do GOB-GO - Histórico do GOB-GO - Rosacruz