HINOS DE ABERTURA E DE ENCERRAMENTO DO RITO BRASILEIRO DIRIMINDO CONTROVÉRSIAS CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO CONSIDERAÇÕES INICIAIS Movido pelas dúvidas externadas por Irmãos em alguns grupos constituídos por maçons que discutem sobre o Rito Brasileiro, através do aplicativo WhatsApp, acerca da letra do Hino de Encerramento dos Trabalhos do Rito Brasileiro, questionando-se não haver concordância da letra da música transcrita no Ritual de Aprendiz Maçom(2) com aquela ouvida em uma gravação (canto e órgão), comumente executada pela Harmonia em Loja, tomamos a decisão de elaborar o mais rápido esse possível essa singela Peça de Arquitetura, com intuito de dirimir as dúvidas expressadas por alguns desses Irmãos. UMA BUSCA NO PASSADO Desde a Reimplantação Vitoriosa do Rito Brasileiro, em 19 de março de 1968, pelo então Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Sob.'. Ir.'. Álvaro Palmeira, os Rituais do Rito Brasileiro concitam aos Irmãos a adentrar e a se retirar do Templo Maçônico, no antes do início e após o encerramento das suas sessões, cantando o Hino de Abertura e o Hino de Encerramento do Rito Brasileiro. O Irmão Carlos Simões(3), em seu livro “O RITO BRASILEIRO”, nos esclarece que os nossos hinos, são adaptações musicais dos Hinos de Abertura e de Encerramento dos Trabalhos, adotados pela Grande Loja do Estado do Pará em suas Oficinas, com letra de autoria do Irmão Octaviano Menezes Bastos (4) e música de d. Rosa Santos, que estão reproduzidos em suas páginas, inclusive com a respectiva partitura musical, e eram cantados pelos Irmãos do Rito Escocês praticado na referida Potência Maçônica, cujos versos são: HINO DE ABERTURA Entremos para o Templo do Direito, HINO DE ENCERRAMENTO É meia-noite, Irmãos, é meia-noite; O Ir.'. Carlos Simões ainda nos informou que “as Oficinas do Rito Brasileiro entoavam os hinos com melodia diferente e modificações no texto”, e com base nessa afirmação, consultamos todos os Rituais de Aprendiz-Maçon, editados à partir de 1968, para conhecer quais as possíveis alterações efetuadas, primeiramente, na letra de seus versos. OS HINOS DE ABERTURA E DE ENCERRAMENTO DOS TRABALHOS DO RB: 1968 - 1992 Dos Rituais do Rito Brasileiro no Grau de Aprendiz-Maçom que tivemos acesso, nas edições pubicadas nos anos de 1968, 1972, 1977 e a de 1980 constatamos que no corpo desses Rituais, apenas é mencionado, que no inicio e no término das sessões, após a formação do cortejo, o de entrada ou o de saída, todos ingressavam e se retiravam do Templo, cantando o respectivo hino, porém, não encontramos a letra desses hinos publicadas no corpo desses rituais. Contudo, no Manual de Aprendiz Maçom do Rito Brasileiro, editado no ano de 1987, o qual foi publicado em separado do corpo do Ritual de Aprendiz Maçom, do mesmo ano, mas o complementava, estão impressos os Hinos de Abertura e de Encerramento dos Trabalhos do Rito, que eram entoados pelas Oficinas Liturgicas do Rito Brasileiro, citando as autorias: letra do Irmão Octaviano Menezes Bastos, e música do Ir.'. Arlindo Limongi, que abaixo reproduzimos as suas estrofes: HINO DE ABERTURA Entremos para o Templo do Direito, Entremos com fervor e com respeito Ó Supremo Arquiteto! Com Fé, Perseverança e Sacrifício, Ó Supremo Arquiteto! HINO DE ENCERRAMENTO É meia-noite, Irmãos, é meia-noite. Em paz nos retiremos confiantes, Os versos destacados, em carmim, em ambos os Hinos, são aqueles cuja letra difere da existente nos versos dos Hinos de Abertura e Encerramento dos Trabalhos, entoados na Grande Loja do Pará. OS HINOS DE ABERTURA E ENCERRAMENTO DOS TRABALHOS DO RITO BRASILEIRO A PARTIR DE 1992 O ano de 1992, foi quando aconteceu a edição de novos Rituais Simbólicos do Rito e ao consultamos o Ritual de Aprendiz Maçom, editado nesse ano, os Hinos de Abertura e de Encerramento nele publicados, de autoria do Ir.'. Octaviano Menezes Bastos, constatamos que alguns versos sofreram uma harmonização, pelo Ir.'. Wilson Fortunato Dantas. Abaixo, destacamos em carmim, os versos alterados, em ambos os Hinos: Entremos para o Templo do Direito, Ó Supremo Arquiteto! Com Fé, Perseverança e Sacrifício, Ó Supremo Arquiteto etc. HINO DE ENCERRAMENTO É meia-noite, Irmãos, é meia-noite. Aos imortais mistérios Amor, Fraternidade.
As estrofes dos Hinos acima, são as mesmas publicadas nos Rituais de Aprendiz-Maçom do Rito Brasileiro, desde 1992, ao menos, até a presente data de publicação desta Peça de Arquitetura. Justamente essa versão harmonizada, em 1992, dos Hinos de Abertura e de Encerramento dos Trabalhos do Rito Brasileiro está publicada no Livro de autoria do Ir.'. Carlos Simões, que ainda nos brinda com as suas respectivas partituras musicais. DAS GRAVAÇÕES Existem duas gravações musicais desses Hinos, que são mais comumentemente executadas pela Harmonia, nas Lojas do Rito Brasileiro. Uma, mais antiga, com canto acompanhado apenas por piano, e outra um pouco menos antiga, com canto acompanhado por orgão, que infelizmente não conseguimos apurar suas autorias, e de precisar as datas das gravações e outros detalhes de interesse, inclusive para ser inserido na história do Rito Brasileiro. Os versos cantados nesta última gravação, do Hino de Abertura, estão de pleno acordo com os versos dos Rituais atuais do Rito Brasileiro, mas, na gravação do Hino de Encerramento, os 1º e 2º versos da sua segunda estrofe, diferem daqueles existentes em nossos rituais: no primeiro verso se canta: “Em Paz nos retiremos confiantes”, em vez de: “Cobrindo o Templo em paz nos retiremos”; no segundo verso se canta: “cada vez amando mais a Nobre Arte”, em vez de: “Amando muito mais a Nobre Arte”, indicando que estranhamente a gravação não obedeceu aos versos existentes no Ritual – uma invencionice, ou uma harmonização não oficial. Tendo como referência os versos dessa gravação do Hino de Abertura, ao corresponderem, sem qualquer discordância, aos versos existentes em nossos atuais rituais, conclui-se que ela foi realizada a partir do ano de 1992. CONCLUSÃO Os Hinos de Abertura e de Encerramento dos Trabalhos do Rito Brasileiro tiveram origem naqueles Hinos de Abertura e de Encerramento dos Trabalhos da Grande Loja do Estado do Pará, com alteração na letra e na melodia. As letras desses Hinos, tanto os da Grande Loja do Estado do Pará, bem como, do Rito Brasileiro são de autoria do Ir.'. Octaviano Menezes Bastos. BRASIL, Grande Oriente – Ritual de Maçons Antigos Livres e Aceitos: Grau de Aprendiz-Maçom Segundo Sistema do Rito Brasileiro. Rio de Janeiro: Ed. Grande Oriente do Brasil, 1968, 164 pp - (Ritual formulado pelo Supremo Conclave do Rito Brasileiro e adotado pelo Grande Oriente do Brasil para as Lojas Simbólicas da Jurisdição, em maio de 1968 E.'. V.'. ) BRASL, Grande Oriente - RITUAL 1º GRAU – Aprendiz Maçom. Brasília: Editora Grande Oriente do Brasil, 2009 (este ritual sofreu ao menos mais duas reedições, mas manteve como referência, o mesmo ano de 2009, quando da sua primeira edição, à época): pp. 92 e 272
SIMÕES, Carlos - O RITO BRASILEIRO. São Paulo: Ed A Gazeta Maçônica, 1999 pp. 123 -125 O Ir. Octaviano Bastos, em 1941, exerceu o cago de Grande Principal do Conclave dos Servidore da Ordem e da Pátria, instalado em 1941, cargo que hoje equivale ao de Grande Primaz do Rito. BRASIL, Grande Oriente do - MANUAL DE APRENDIZ MAÇOM: Segundo o Sistema do Rito Brasileiro. Brasília: Editora Gráfica Grande Oriente do Brasil, 1987, p. 67 BRASIL, Grande Oriente do - RITUAL DE MAÇONS ANTIGOS LIVRES E ACEITOS: Grau de Aprendiz-Maçom Segundo o Sistema do Rito Brasileiro. Or.’. Brasília: Rito Brasileiro. Brasília: Editora Gráfica Grande Oriente do Brasil, 1992, pp. 12 e 34 MICHAELIS: dicionário escolar de lingua portuguesa, 2008 encontramos na p. 433, os seguintes verbetes: [...] Har.mo.ni.za.ção (harmonia + ção) sf Ato ou efeito de harmonizar. [...] Har.mo.ni.zar (harmonia + izar) vtd 1 Compor ou entoar em harmonia. vtd 2 Tornar harmônico. vtd 3 Colocar em harmonia; reconciliar. vtd 4 Conciliar. vti, vintr e vpr 5 Estar de acordo, estar em harmonia. Temos plena certeza, que essa harmonização levada a termo, em alguns versos dos Hinos em estudo, feita pelo Irmão Wilson Dantas, e não pelo Irmão Octaviano Menezes Bastos, se deveu por este Irmão à época, ter passado para o Oriente Eterno. Não é objeto deste trabalho tecer comentários se esta alteração ocorrida foi ou não adequada, mas de apenas dar ênfase ao ato. Os últimos rituais consultados por este autor, são os do Grau de Aprendiz-Maçom, publicados pelo Grane Oriente do Brasil np ano de 2009. Esse ritual teve mais duas reedições, porém foi mantida nelas o mesmo ano de 2009, sem qualquer referência às alterações neles ocorridas. SIMÕES, Carlos - O RITO BRASILEIRO. São Paulo: Ed A Gazeta Maçônica, 1999, pp. 126 - 130 Gravação do Hino de Abertura dos Trabalhos do Rito Brasileiro (canto e orgão): acesssado em 08/07/2020, no site da Loja Maçônica Luz no Horizonte nº 2038, ao Or. de Goiânia - GO: http://www.masonic.com.br/musica/abertura.htm Gravação do Hino de Encerramento dos Trabalhos do Rito Brasileiro (canto e orgão): acesssado em 08/07/2020, no site da Loja Maçônica Luz no Horizonte nº 2038, ao Or. de Goiânia - GO: http://www.masonic.com.br/musica/encerramento.htm ------------ (1) Solicita-se que ao reproduzir em parte ou no seu total, o texto dessa Peça de Arquitetura, seja citada a sua autoria. (5)BRASIL, Grande Oriente do - MANUAL DE APRENDIZ MAÇOM: Segundo o Sistema do Rito Brasileiro. Brasília: Editora Gráfica Grande Oriente do Brasil, 1987, p. 67 (6) BRASIL, Grande Oriente do - RITUAL DE MAÇONS ANTIGOS LIVRES E ACEITOS: Grau de Aprendiz-Maçom Segundo o Sistema do Rito Brasileiro. Or.'. Brasília: Rito Brasileiro. Brasília: Editora Gráfica Grande Oriente do Brasil, 1992, pp. 12 e 34 (7) MICHAELIS: dicionário escolar de lingua portuguesa, 2008 encontramos na p. 433, os seguintes verbetes: [...] Har.mo.ni.za.ção (harmonia + ção) sf Ato ou efeito de harmonizar. [...] Har.mo.ni.zar (harmonia + izar) vtd 1 Compor ou entoar em harmonia. vtd 2 Tornar harmônico. vtd 3 Colocar em harmonia; reconciliar. vtd 4 Conciliar. vti, vintr e vpr 5 Estar de acordo, estar em harmonia. (8) Temos plena certeza, que essa harmonização levada a termo, em alguns versos dos Hinos em estudo, feita pelo Irmão Wilson Dantas, e não pelo Irmão Octaviano Menezes Bastos, se deveu por este Irmão à época, ter passado para o Oriente Eterno. Não é objeto deste trabalho tecer comentários se esta alteração ocorrida foi ou não adequada, mas de apenas dar ênfase ao ato. (9) Os últimos rituais consultados por este autor, são os do Grau de Aprendiz-Maçom, publicados pelo Grane Oriente do Brasil np ano de 2009. Esse ritual teve mais duas reedições, porém foi mantida nelas o mesmo ano de 2009, sem qualquer referência às alterações neles ocorridas. (10) SIMÕES, Carlos - O RITO BRASILEIRO. São Paulo: Ed A Gazeta Maçônica, 1999, pp. 126 - 130 (11) Gravação do Hino de Abertura dos Trabalhos do Rito Brasileiro (canto e orgão): acesssado em 08/07/2020, no site da Loja Maçônica Luz no Horizonte nº 2038, ao Or. de Goiânia - GO: http://www.masonic.com.br/musica/abertura.htm (12) Gravação do Hino de Encerramento dos Trabalhos do Rito Brasileiro (canto e orgão): acesssado em 08/07/2020, no site da Loja Maçônica Luz no Horizonte nº 2038, ao Or. de Goiânia - GO: http://www.masonic.com.br/musica/encerramento.htm (13)
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