GRANDES VULTOS DA MAÇONARIA GOIANA

 

CLÁUDIO DAS NEVES

 

CLÁUDIO DAS NEVES Venerável da Loja Maçônica "Liberdade e União 1158" nos períodos 1954/55, 55/56, e 63/65.

Nascimento: 01/04/1924 em Anicuns GO

Filiação: Claudionor Mendes das Neves e Cecília das Neves

Profissão: Militar e Advogado

Iniciado na Loja Maçônica "Liberdade e União 1158" em 25/03/1949, elevado em 21/05/1949, exaltado em 06/07/1949, exerceu os cargos de Orador, 1º Vigilante e Venerável.

No Grande Oriente do Estado de Goiás exerceu o cargo de Grande Procurador de 1972 a 1975, quando do seu trágico falecimento em 26/07/1975.

Fato interessante e inédito para a época, foi o cumprimento da vontade externada em vida pelo Irmão Cláudio das Neves, em entregar o seu corpo a serviço da Ciência. O mesmo foi entregue à Universidade Federal de Goiás no dia 26/07/1975 e devolvido à família em 01/08/1975 para que seus restos mortais fossem devidamente sepultados.


Documento fazendo a doação do corpo de Cláudio das Neves para a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, conforme solicitação do mesmo.


Documento da Universidade Federal de Goiás, recebendo
o corpo do Irmão Cláudio das Neves


SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
 

Goiânia, 28 de julho de 1975.

Á

Venerável LOJA MAÇÔNICA LIBERDADE E UNIÃO

N E S T A

 

A Universidade Federal de Goiás recebe, como uma homenagem e reconhecimento dos serviços prestados à coletividade, a doação do cadáver do inditoso Dr. CLÁUDIO DAS NEVES.

Fato inédito em Goiás, talvez no Brasil, tal gesto é a implantação de uma nova época e mentalidade em nosso País.

Galgando posições de destaque na sociedade, mercê de seus dotes morais e intelectuais, distribuiu, aos amigos e necessitados, de mãos cheias, as dádivas recebidas do céu e por ele cultivadas com carinho e desvelo.

Solicitamos sejam transmitidos à família enlutada a nossa admiração e os nossos agradecimentos, pelo seu gesto de desprendimento e altruísmo, em acatando, sem titubear, a vontade do ente querido.

A essa Irmandade de obreiros da paz e do progresso, o reconhecimento da Universidade.

A doação do seu corpo, para servir à ciência, ao ensino e à pesquisa, veio reafirmar a filosofia dessa Irmandade, tão bem seguida pelo ilustre e pranteado CLÁUDIO DAS NEVES: útil na vida e na morte.

Com elevada estima e distinta consideração, em nome da Universidade Federal de Goiás, subscrevemo-nos.

Olyntho Pinheiro de Abreu
- Procurador Geral -
 

 

Em 23/07/1987, através do ato nº 03/87, foi instituída pela Loja Maçônica "Liberdade e União 1158", na gestão do venerável Luiz Hugo Ruguê Bernades a Comenda Maçônica "Cláudio das Neves".
 

E o Grande Oriente do Estado de Goiás homenageou o Irmão Cláudio das Neves, dando o nome dele ao Salão de Eventos do Palácio Maçônico "Nasseri Gabriel".

 

Em Uberlândia MG o Irmão Cláudio das Neves foi homenageado pelos maçons mineiros com a fundação da Loja Maçônica Cláudio das Neves nº 1939.

 

No final da gestão do Venerável-Mestre Irmão Cláudio das Neves foi aprovado um arrojado projeto entregue à Construtora Provalle, que consistia na demolição do então acanhado 2º Templo, para que fosse erguido naquele espaço o Edifício “Liberdade”, onde se encontra o 3º Templo e demais dependências de “Liberdade e União” atualmente.

 


Vídeo do Cinqüentenário do GOEG, em 26/10/2007
Jair Assis Ribeiro fez menção aos Irmãos goianos:
Armogaste José da Silveira e Cláudio das Neves
 

Agradecemos ao atual Venerável-Mestre da Loja Liberdade e União 1158, Irmão Luis Carlos de Castro Coelho, bem como ao Secretário Executivo Acir Junior, pela gentileza do envio das fotos.

 

Voltar ao início

 

Abel Tolentino
Webmaster