OS ROSACRUZES NO CORAÇÃO DE GOIÁS

 

A LOJA ROSACRUZ NA ATUALIDADE


O Templo das Mãos Postas sempre foi um cartão postal do município de Aparecida de Goiânia. Passaram-se mais de trinta anos da ampliação do Templo e veio a necessidade de uma reforma em caráter de urgência, porque a estrutura estava comprometida pelos fatores climáticos ao longo dos anos, com constantes vazamentos nos vitrais superiores. Além disso, o projeto externo também permanecera inacabado e já surgira a necessidade de adequação de acessibilidade com rampa. Uma chuva intensa em fevereiro de 2012 provocou a interdição de parte do Templo, que permaneceu realizando suas atividades de forma precária. Em março de 2012 o Mestre Frater Francisco Pereira da Silva encaminhou à Grande Loja um projeto de reforma do prédio, que foi aprovado.

Em maio do mesmo ano, o Frater Adalberto Moura da Silva deu início ao trabalho de reforma da parte interna do Templo, numa operação de desmanche de tudo que estava danificado. Foram distribuídas tarefas para grupos de Fratres e Sorores: foi feita a troca do telhado, da fiação elétrica, das cadeiras, do piso, das estantes das estações. Foi executado um novo projeto de iluminação interna, e de som para as estações do Templo. Na decoração interna, dois painéis foram fixados no Leste, procurando conservar o estilo da pintura original, e foram refeitas as pinturas em cada estação. Um novo painel foi fixado na câmara de entrada do Templo. Também foi realizado um sonho antigo dos Membros, de adaptar nas colunas do Templo o estilo egípcio, colunas estas que também foram instaladas, em alto relevo, na nave das Mãos Postas ou Atrium de entrada do Templo. O resultado final desse conjunto foi um ambiente inspirador, harmonioso e belo.

 

Nessa festão realizou-se a conclusão de toda a parte externa do projeto das Mãos Postas. Realizou-se o acabamento dos dedos das Mãos Postas, instalou-se a nova estrutura de alumínio e os vitrais do teto, assim como a escadaria em forma de “cálice deitado”. A conclusão dos dedos foi feita com blocos de isopor de 6m que foram esculpidos gradativamente, colados com massa de alta resistência, presos com arame galvanizado e tela sintética, revestidas de manta náutica impermeável e massa acrílica. Nos vitrais foram utilizados vidros translúcidos, desenhados.

Para concretizar a obra, recursos financeiros foram arrecadados de Membros da Loja, de amigos, de empresários goianos e de outros estados. O Templo permaneceu interditado por oito meses, período em que as convocações ritualísticas foram realizadas apenas no Pronaos da Loja, ficando o restante da programação suspensa. A reforma foi concluída, em maio de 2013.

A parte externa da Loja, do lado oposto da entrada principal, passou por reforma em 2013 revitalizando e eliminando as pichações existentes. Foi realizada ainda a reforma do Bazar e o término da pintura decorativa do Atrium do Templo. A Loja R+C Goiânia sediou a Convenção Interregional das regiões GO-1 e DF-1 no mês de outubro, ocasião em que foi comemorado o 49º aniversário da Loja. A Loja recebeu a visita do Grande Mestre, Frater Hélio de Morais e Marques, que veio especialmente para a reabertura do Templo. O Curso de Cabala foi realizado de março a setembro de 2013, sempre às terça-feira, ministrado pelo Frater Marco Antônio de Alcântara e a Soror Adriana Alcântara, com ótima aceitação. Aconteceu também uma apresentação teatral da peça Vamos Mudar o Planeta.

 

Um Encontro Rosacruz ecológico foi realizado na cidade de Pirenópolis a 3 de agosto de 2014, Pillares Eventos com o tema “Nós, a Natureza e Deus: Terra, Ar, Fogo, Água e Quintessência”, num evento aberto a não-Membros que reuniu 80 pessoas. Foram Feitas reformas nos banheiros do Templo; novo acesso à Secretaria com corrimão e rampa; nova pintura na parte externa de todo o Templo. A Loja R+C Goiânia comemorou seus cinquenta anos, com três dias de programação em setembro, quando o Grande Mestre Frater Hélio de Morais e Marques concedeu uma entrevista à mídia local e recebeu o Título de Cidadão Goianiense concedido pela Câmara Municipal de Goiânia, proposta pela vereadora Célia Valadão. Ainda nesse ano, o curso de Cabala teve sua segunda edição, ministrado em duas etapas, uma em cada semestre, abrangendo os níveis Básico e Avançado. Em outubro, uma caravana de Membros da Loja R+C Goiânia participou da Convenção Nacional em Curitiba.

Ao final do percurso desenvolvido nesses cinquenta anos, concluímos que é inegável a importância do Organismo Afiliado para o estudante rosacruz, para complementar o legado milenar com a imprescindível vivência iniciática e a convivência com pessoas motivadas pelo mesmo anseio místico.

 

- Introdução

- O Pronaos

- O Capítulo

- A Loja Rosacruz

- A Loja na atualidade

- Galeria de Ex-Mestres

 

Abel Tolentino
WebMaster
Atualização 12/11/2017

O que é a maçonaria - Histórico da Loja - Eventos - Fotos - Fraternidade Feminina - O Rito Brasileiro - Peças de Arquitetura - Avental - Brasão
Monumentos - Músicas - Vídeos - Goiás Maçônico - Títulos e Condecorações - Relação de Lojas do GOB-GO - Histórico do GOB-GO