O PODER LEGISLATIVO DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL
SE INSTALA NA CIDADE DE BLUMENAU

Hélio Pereira Leite
As atenções dos 80 mil filiados do Grande Oriente do Brasil, Potência Mãe da Maçonaria em nosso país, neste fim de semana, estarão voltadas para a cidade de Blumenau, Santa Catarina, onde será realizada a IIIª Reunião Itinerante da Soberana Assembleia Federal Legislativa do GOB, sob a presidência do Sapientíssimo Irmão Ricardo Volpe Maciel. Será sem dúvida uma mega evento maçônico, uma vez que no mesmo período outros eventos irão acontecer, como aconteceu nas duas reuniões anteriores, ocorridas em Teresina e em Ribeirão Preto.
O Oriente Maçônico de Blumenau, portanto, será sede dos Três Poderes do Grande Oriente do Brasil, Grande Oriente do Brasil, representados pelos seus três grandes líderes - O Soberano Irmão Ademir Cândido da Silva, Grão-Mestre Geral, o Sapientíssimo Irmão Adalberto Aloisio Eyng, Grão-Mestre Geral Adjunto, represetando o Poder Executivo; O Sapientíssimo Irmão Ricardo Volpe Maciel, representando o Poder Legislativo, e o Sapientíssimo Irmão José Moretzsohn de Castro , representando o Poder Judiciário, de nossa Federação Maçônica.
Porém, é oportuno que os maçons que visitarão Blumenau neste fim de semana saibam quem foi o maçom que emprestou seu nome para ser o patrono desta importante cidade, sendo ele um de seus fundadores. Falo de HERMANN BRUNO OTTO BRUMENAU, iniciado na Lz3C ( Loja "Líbano aos Três Cedros) em 1849.
Segundo o Irmão Giuseppe Mollon, Hermann Blumenau nasceu em 26 de dezembro de 1819, na pequena cidade de Hasselfelde, no então ducado de Braunschweig. Em 1836, interrompeu seu estudos e passou a se dedicar à farmácia. A partir de 1840, trabalhou na profissão, primeiro em Hassefelde e, posteirormente, en Erfut, onde conheceu os renomados cientistas Alexandre von Humboldt e Justus von Liebig. Durante uma viagem de negócios a Londres, também conheceu o cônsul-geral do Brasil na Prússia, Johann Jacob Sturz.
"Entre 1844 e 1846, Blumenau estudou química na Universidade de Erlangen e, mesmo sem ter completado o ensino médio, obteve o título de Doutor na área. Durante esse período, foi orientado por Carl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868), um irmão da Loja de Erlangen. Von Martius afastou da Lz3C em 1815, devido à proibição imposta a funcionários públicos bávaros de pertencerem a Lojas Maçônicas. De 1817 a 1820, ele realizou uma expedição científica ao Brasil, onde, até hoje, é reconhecido como o "Pai das Palmeiras". Após os estudos, von Martius incentivou Blumenau a seguir seu plano de estabelecer uma colônia para imigrantes alemães no Brasil.
"Em 1846, Blumenau viajou ao Brasil como representante do governo alemão. Ele foi encarregado pela Sociedade de Promoção da Emigração para as Províncias do Sul do Brasil, sediada em Hamburgo, de encontrar terras adequadas para o assentamento. Retornou à Alemanha em 1848 e, antes de decidir fundar uma colônia no Brasil, voutou a Erlangen para ser iniciado na Maçonaria.
"Pesquisas da Lz3C revelaram que "Dr. Medicinae Blumenau, de Hasselfelde" foi aceito para Iniciação na Loja Lz3C no dia 3 de fevereiro de 1849, às 18h30. A votação ocorreu em 2 de fevereiro de 1849, às 11h, sem impedimentos. Em seu pedido de ingresso, Dr. Hermann Blumenau declarou residência no "Rio Itajaí, Província de Santa Catarina, Brasil" - rio que atravessa a cidade que hoje leva seu nome.
"Em 1850, Hermann Blumenau, junto com dezessete imigrantes alemães, fundou, sem uso de mão de obra escravizada, um assentamento às margens do grande rio Itajaí, que posteriormente levaria seu nome: Blumenau. Nos anos 1850, a cidade também testemunhou a fundação da Loja Maçônica" Zur Friedenspalme"(À Palmeira da Paz). O Irmão Blumenau foi elevado a graus superiores dentro da Maçonaria Brasileira.
"Em 1884, Hermann Blumenau retornou definitivamente à Alemanha, onde viveu com sua esposa e três filhos em Braunschweig até sua morte, em 30 de outubro de 1899."
Ai, portanto, está em rápidas pinceladas a biografia desse grande maçom alemão que morou no Brasil, fundou a Cidade de Blumenau, a cidade mais alemã do Brasil e que neste fim de semana se transformará em sede da Maçonaria no Brasil, enquanto Grande Oriente do Brasil.
.
.
* Helio P. Leite - um eterno buscador
Brasília, DF, 11 de março de 2025

Helio Pereira Leite, Nasceu em Fortaleza – Ceará, em 07 de agosto de 1940.
Em 1959, concluiu o Curso Científico, no Liceu do Ceará.
Ainda em Fortaleza, fez o Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR de Fortaleza, turma de 1960).
Em São Luís (Maranhão) serviu como Oficial R-2 de Infantaria, no 24° Batalhão de Caçadores.
A partir de l963, radicou-se em Brasília, onde ingressou no Serviço Público, constituiu família e se bacharelou em Direito (CEUB, turma de 1972).
Em 1966, ingressou na Loja Maçônica União e Silêncio, federada ao Grande Oriente do Brasil.
Exerceu diversas funções maçônicas, destacando-se a de Grão-Mestre do Grande Oriente do Distrito Federal (gestã0 2003-2007).
Recebeu várias comendas maçônicas, dentre as quais a Cruz da Perfeição, após quarenta anos de atividades na Arte Real.
Participou do 4º Ciclo da ADESG-DF (turma 1975).
É Cidadão Honorário de Brasília, título concedido pela Assembleia Distrital Legislativa do Distrito Federal.
Presidiu a APAE-DF, tendo exercido o cargo de Procurador Geral da Federação Nacional das APAEs.
Produções literárias: Ensaio –“ Maçonaria e Intelectualidade” (1989); Diário de Viagem – “Cuba, uma Ilha, dois países” (2002); “100 Peças de Arquitetura” (2010, organizado com Kleber S. Nascimento).
Do maçom Helio Pereira Leite tem também os artigos:
- Conselho Federal do Grande Oriente so Brasil;
- Banquete Maçônico.
- Pai, Tempo, e a Virgem Chorosa.
- Ordem, Lei e Justiça, As Três Colunas Mestras do Grande Oriente do Brasil
- Encontro Nacional das Academias Maçônicas de Letras
- Grande Oriente do Brasil, Uma Federação Maçônica Republicana
- Absai Gomes de Brito
- Grão-Mestres Gerais do Grande Oriente do Brasil
- Saudação a Cleber Tómas Vianna
- Potências Maçônicas e as Academias de Letras, Artes e Ciências Maçônicas
- O Poder Legislativo do Grande Oriente do Brasil se instala na cidade de Blumenau
- Na vida tudo passa, Só fica a Fotografia
- |