GRÃO-MESTRES GERAIS DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL

De Osíres Teixeira a Ademir Cândido da Silva

Hélio Pereira Leite

Ao longo de minha caminhada maçônica, que começou no dia 26 de fevereiro de 1966, quando vivenciei um ritual de passagem na Loja União e Silêncio n° 1582, com sede da cidade satélite de Taguatinga-DF, venho assistindo o desenrolar da Maçonaria no Brasil, desde o Grão-Mestrado de Álvaro Palmeira até os dias atuais! E lá se vão 58 anos como obreiro, como gestor, como assessor e como expectador da cena maçônica brasileira.

Porém, a minha maior participação começou com a mudança da sede do Grande Oriente do Brasil para Brasília, considerada pelos maçons da época, como uma grande epopeia maçônica, e, por isso, e a partir daí, a nossa federação maçônica inicia um novo tempo, que teve início em 1978, até o presente momento, num interregno de 46 anos.

De junho de 1978 até junho de 2023, o Grande Oriente do Brasil foi administrado pelos seguintes Grão-Mestres Gerais: Osíres Teixeira, Jair Assis Ribeiro, Francisco Murilo Pinto, Laelso Rodrigues, Marcos José da Silva, Múcio Bonifácio Guimarães e Ademir Cândido da Silva. Cada um com seu estilo pessoal de liderar e de administrar a Potência Maçônica Mãe da Maçonaria no Brasil. Senão Vejamos!

OSÍRES TEIXEIRA, goiano, senador da república, foi Grão-Mestre Geral Adjunto do GMG Osmane Vieira de Resende. Tomou posse como Grão-Mestre Geral em 24 de junho de 1978, cujo mandato prosseguiu até 1982. Uma de suas primeiras providências foi cumprir determinação constitucional, transferindo a sede do Poder Central do GOB, para Brasília, em 13 de julho de 1978. Somente quem participou do processo de mudança e de instalação dos Três Poderes do GOB em instalações precárias de madeira, sabe a saga que foi vivenciada. O Grão-Mestre Geral Irmão Osíres Teixeira, por isto, tem um lugar de honra, reservado na rica história do Grande Oriente do Brasil, considerado por mim como o Grão-Mestre mudancista.
JAIR ASSIS RIBEIRO, mineiro radicado em Goiás, empresário, foi eleito Grão-Mestre Geral e reeleito por dois mandatos (24/06/1983 a 31/8/1987, e 24/06/1988 a 24/6/1993). Foi o grande construtor do Palácio Maçônico em Brasília, obra majestosa, inaugurado em 1992. Como grande pacificador, articulou o retorno do Grande Oriente do Distrito Federal ao GOB. Criou a Ação Paramaçônica Juvenil-APJ. Promulgou a Constituição de 1990. Subordinou a Loja Estrela de Brasília ao Poder Central em 1990. Assinou diversos tratados internacionais, entre eles com a Grande Loja Regular de Portugal. Na minha modesta opinião, o Irmão Jair Assis Ribeiro pode ser considerado como o Grão-Mestre Construtor.

FRANCISCO MURILO PINTO, cearense radicado em São Paulo, magistrado, exerceu o cargo de Grão-Mestre Geral no período de 24/06/1993 a 20/10/2000, ao falecer no exercício do cargo. Firmou o histórico e relevante tratado de reconhecimento mútuo om GLESP - Grande Loja do Estado de São Paulo, então sob a direção do Sereníssimo Grão Mestre Salim Zugaib, que possibilitou a realização de tratados com diversas Grandes Lojas dos EUA e com Obediências da América Latina. Esse mesmo tratado, igualmente possibilitou a GLESP obter o reconhecimento da GLUI - Grande Loja Unida da Inglaterra, evento que possibilitou que outras GGLL brasileiras também pudessem obter o reconhecimento de Londres. A partir de sua gestão, o GOB passou a constar na List of Lodges, editada anualmente pelas Grandes Lojas norte-americanas. Celebrou tratados com outras Grandes Lojas Estaduais. Criou a Biblioteca e o Museu Maçônico Ariovaldo Vulcano em 1995. Criou a Editora e Gráfica do GOB e a Revista Minerva. Regulamentou a Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul. Por tudo isto, o nosso Irmão Francisco Murilo Pinto pode ser considerado o Grão-Mestre sem fronteiras.
LAELSO RODRIGUES, paulista, empresário, exerceu o cargo de Grão-Mestre Geral no período de 17/03/2001 a 2008. Sua gestão foi caracterizada pela recuperação das finanças do GOB, reduzindo gastos, encerrando as atividades da Editora e da Gráfica do GOB, cujos equipamentos foram vendidos para terceiros. Buscou sempre a eficiência econômica de nossa Federação Maçônica. Implantou o sistema de informatização nas atividades administrativas. Instalou a Rádio e a TV GOB. Instituiu o projeto "Amazônia: Soberania Nacional". Lutou com todas as suas forças e sabedoria para salvaguardar os interesses do GOB na reforma do Código Civil Brasileiro. Por todas as suas ações, podemos considerar o Irmão Laelso Rodrigues como o Grão-Mestre financista.

MARCOS JOSÉ DA SILVA, carioca, servidor público aposentado, foi o Obreiro que mais tempo exerceu cargos de poder. Foi quatro anos presidente da Assembleia Federal Legislativa, sete anos como Grão-Mestre Geral Adjunto e dez anos como Grão-Mestre Geral. Foi eleito GMG e empossado para os períodos: 2008 a 2018. Reformulou todos os rituais dos Graus 1, 2 e 3. Aprovou vários rituais especiais. Presidiu a Confederação da Maçonaria Interamericana -CMI. Concluiu as obras do Centro Cultural do GOB. Atualmente exerce o cargo de Deputado Federal. Pelo tempo em que fez parte do cenário maçônico em posição de poder, o Irmão Marcos José da Silva pode ser considerado o Grão-Mestre de longo alcance.
MUCIO BONIFÁCIO GUIMARÃES, goiano, servidor público, foi eleito para o cargo de Grão-Mestre Geral e foi empossado para o período de 19/09/2018 a junho de 2023. Enfrentou as dificuldades do período de pandemia no Brasil, que teve início em março de 2020. Mesmo assim, com tirocínio administrativo e político, conseguiu manter em funcionamento a nossa Federação Maçônica. Instituiu, por força das circunstâncias, a maçonaria virtual. Fomentou e liberou a intervisitação interpotêncial brasileira. Celebrou tratados Internacionais com potências estrangeiras. Celebrou diversos tratados com potências nacionais: Grandes Lojas Estaduais e Grandes Orientes Independentes. Planejou, organizou e realizou um vasto programa em nível nacional, para comemorar os duzentos anos de fundação do Grande Oriente do Brasil, sendo, por isto, considerado o Grão-Mestre Geral do Bicentenário. Em face do legado que deixou registrado em sua passagem pelo Poder Central do GOB, podemos considerá-lo como Grão-Mestre Pacificador.
ADEMIR CÂNDIDO DA SILVA, paulista, advogado, exerceu por vários anos o cargo maçônico de deputado federal, exerceu o cargo de Presidente da Soberana Assembleia Federal Legislativa e o cargo de Grão-Mestre Geral Adjunto na gestão do Soberano Irmão Mucio Bonifácio Guimarães. Foi eleito para o cargo de Grão-Mestre Geral do GOB e empossado para o período de 24/06/2023 a 24/06/2028. Herdou algumas sobras de gestão, com ocorrências conflitantes nos Orientes de Minas Gerais e Bahia, as quais vem administrando com base na equidade e justiça e de acordo com suas possibilidades em atenuar os conflitos então gerados. Conseguiu montar uma equipe de Secretários Gerais de alta competência em gestão e governança. Iniciou uma aproximação institucional com a Administração Pública Brasileira, em seus três Poderes. Estreitou os laços fraternais com os Poderes Legislativo e Judiciário do GOB. Vem aparando arestas institucionais no âmbito de nossa Federação Maçônica, em particular no Distrito Federal, na busca da Paz e da Concórdia entre os irmãos dos Grande Oriente do DF, e deste com os Poderes Executivo e Judiciário do GOB. Por tudo isto, em que pese o pouco tempo de sua gestão, o Irmão Ademir Cândido da Silva pode ser considerado o Grão-Mestre Geral conciliador.

E, assim, é possível perceber que cada um dos Irmãos que exerceram o honroso cargo de Grão-Mestre Geral do GOB - de Osíres Teixeira a Ademir Cândido da Silva -, deixaram um legado digno de registro para os anais da rica história de nossa Federação Maçônica, cujo prosseguimento está no momento nas mãos do nosso atual Grão-Mestre Geral, que com certeza trabalhará com afinco para construir em sua gestão um futuro promissor para o Grande Oriente do Brasil.

Brasília, DF, 19 de agosto de 2024 - véspera do Dia do Maçom brasileiro

.

Helio Pereira Leite - Um eterno Buscador
Brasília, DF, 19 de agosto de 2024

Helio Pereira Leite, Nasceu em Fortaleza – Ceará, em 07 de agosto de 1940. Em 1959, concluiu o Curso Científico, no Liceu do Ceará.

Ainda em Fortaleza, fez  o Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR de Fortaleza, turma de 1960).

Em São Luís (Maranhão) serviu como Oficial R-2 de Infantaria, no 24° Batalhão de Caçadores.

A partir de l963, radicou-se em Brasília, onde ingressou no Serviço Público, constituiu família e se bacharelou em Direito (CEUB, turma de 1972).

Em 1966, ingressou na Loja Maçônica União e Silêncio, federada ao Grande Oriente do Brasil.

Exerceu diversas funções maçônicas, destacando-se a de Grão-Mestre do Grande Oriente do Distrito Federal (gestã0 2003-2007).

Recebeu  várias comendas maçônicas, dentre as quais a Cruz da Perfeição, após quarenta anos  de atividades na Arte Real.

Participou do 4º Ciclo da ADESG-DF (turma 1975).

É Cidadão Honorário de Brasília, título concedido pela Assembleia Distrital Legislativa do Distrito Federal.

Presidiu a APAE-DF, tendo exercido o cargo de Procurador Geral da Federação Nacional das APAEs.

Produções literárias:  Ensaio –“ Maçonaria e Intelectualidade” (1989); Diário de Viagem – “Cuba, uma Ilha, dois países” (2002); “100 Peças de Arquitetura” (2010, organizado com Kleber S. Nascimento).

Do maçom Helio Pereira Leite tem também os artigos:

- Conselho Federal do Grande Oriente so Brasil;

- Banquete Maçônico.

- Pai, Tempo, e a Virgem Chorosa.

- Ordem, Lei e Justiça, As Três Colunas Mestras do Grande Oriente do Brasil

- Encontro Nacional das Academias Maçônicas de Letras

Grande Oriente do Brasil, Uma Federação Maçônica Republicana

- Absai Gomes de Brito

- Grão-Mestres Gerais do Grande Oriente do Brasil

- Potências Maçônicas e as Academias de Letras, Artes e Ciências Maçônicas

Voltar a página principal

Abel Tolentino

Atualização 11/09/2024

O que é a maçonaria - Histórico da Loja - Eventos - Fotos - Fraternidade Feminina - Rito Brasileiro - Peças de Arquitetura - Avental - Brasão - Assembleia
Monumentos - Músicas - Vídeos - Goiás Maçônico - Títulos e Condecorações - Relação de Lojas do GOB-GO - Histórico do GOB-GO - Rosacruz